Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
quinta-feira, 04 março 2021

PONTE DE LIMA TEM JOVEM PASTELEIRA INTERNACIONAL!



O concelho de Ponte de Lima continua a revelar talentos em artes diversificadas; depois da canoagem, do futebol e da música, a gastronomia está de novo em destaque.

Desta vez, divulgamos a arte e a artista na pastelaria. Referimo – nos a Ana Rita Antunes, de 26 anos, natural e residente em Arcozelo, á Rua Frei Cipriano de Mendonça, próximo do antigo convento de Val de Pereiras.

O gosto pelos tachos, panelas e fornos herdou – o da avó materna, Maria do Carmo, uma referência durante anos na confecção do Sarrabulho á moda de Ponte de Lima, desde o seu território até Lisboa; o avô paterno, Gaspar, também era dedicado á culinária, pois foi cozinheiro em frota bacalhoeira de Viana do Castelo no Atlântico Norte.

Ana Rita, com o gosto e dedicação á arte de cozinhar, desde pequena que se embrenhava na cozinha, ora colaborando, ora saboreando petiscos ou pratos que seus maiores faziam por encomenda (catering), ou serviços de outra dimensão como casamentos e baptizados e a concessão do Restaurante Clara Penha, considerado o berço da promoção da iguaria limiana desde 1860.

Depois de uma licenciatura em Restauração e Catering no Instituto Politécnico da Guarda, e de frequência de estágios curriculares em Portugal, designadamente nos consagrados hotéis, Tivoli Avenida (Lisboa), Penha Longa (Sintra) e The Oitavos (Cascais), foi a vez no estrangeiro; o Atelier, do Chef Joel Robuchon em Paris, foi a selecta experiência (Guia Michelin 2021), a par da frequência do programa universitário ERASMUS na Turquia, e na renomada pastelaria  Ladurée com sede na capital francesa, mas agora também na do nosso país.

Ana Rita, juntou as experiências internacionais e familiares e abriu o seu estúdio em casa; ainda com menos de um ano em funcionamento, as encomendas repartem-se pelo norte e centro do país, com especial incidência em Viana do Castelo, Braga, Viseu e Lisboa. Desejo aplicar criatividade, fazer algumas coisas diferentes, inovar na doçaria perante a tradição, remata Rita!

De momento, a jovem pasteleira prepara a sua Carta 2021, mas face à Covid – 19, está a ser repensada, assevera! Contudo, desejou aceder ao convite do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, para integrar as duas dezenas de sobremesas a apresentar oportunamente, com o seu Pão de Ló de massa de ovos moles, a par dos colegas Chef Vitor Lima, com o Pão de Ló Limiano, e Bruno Alves, com a Maravilha do Lima, o novo doce típico local.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

TEMOS NO SITE

Temos 136 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Não existem eventos no calendário
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Se você viu, o seu cliente também verá!