Governo disponibiliza sessões de informação sobre programa de investimento da diáspora



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – Os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Coesão Territorial vão promover, na terça-feira, duas sessões de informação sobre o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), destinado ao investimento das comunidades portuguesas no país.

A primeira sessão, intitulada “PNAID e o Estatuto de Investidor da Diáspora” realiza-se entre as 10:00 e as 11:30 de 02 de fevereiro e pretende “prestar informação sobre o programa e esclarecer as condições e procedimentos para requerer o estatuto”, referiu uma nota hoje divulgada pelos dois ministérios.

Esta iniciativa tem como destino as “entidades de apoio ao empreendedorismo e investimento em Portugal, associações empresariais e de desenvolvimento local, empresas de consultoria e outras entidades com responsabilidades na informação e apoio às empresas”.

A segunda sessão, “Programa de Apoio à Produção Nacional”, agendada para entre as 15:00 e as 17:00 do mesmo dia, pretende apresentar este “novo sistema de incentivos ao investimento empresarial, em especial nos territórios do interior do país”.

A iniciativa, destinada a câmaras de comércio e indústria portuguesas no estrangeiro, quer também “esclarecer as condições e procedimentos para apresentação de candidaturas para investidores da diáspora”.

As duas sessões acontecerão em formato de videoconferência e contarão com intervenções das secretárias de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

As inscrições para estas iniciativas, assim como o plano completo, estão disponíveis no portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros dedicado ao PNAID (https://pnaid.mne.gov.pt).

O PNAID, aprovado em agosto de 2020, assume-se como um programa que pretende promover o investimento da diáspora, em especial no interior do país, as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.

O programa permitiu a criação do estatuto do investidor da diáspora, que permite aceder a incentivos fiscais e fundos comunitários, e está disponível para emigrantes, lusodescendentes e cidadãos que têm direito à nacionalidade portuguesa.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.