March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:188 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:247 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

Covid-19: Bélgica inicia em 04 de maio desconfinamento muito gradual e de máscara



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A Bélgica vai iniciar em 04 de maio “um processo gradual de desconfinamento”, sete semanas depois da implementação das restrições para fazer face à covid-19, que prevê a utilização obrigatória de máscaras de proteção pelo menos nos transportes públicos.

O “plano de desconfinamento” foi hoje adotado pelo Conselho Nacional de Segurança, que reúne os principais responsáveis políticos do país, ao cabo de sete horas de reunião, e comunicado em conferência de imprensa pela primeira-ministra Sophie Wilmès, que começou por sublinhar que “o vírus continua muito presente e perigoso para a população”, pelo que o processo será acompanhado de medidas de segurança e pode sofrer alterações, em função da evolução da situação.

O processo passará por várias fases, a primeira das quais agendada para 04 de maio, e que prevê a obrigatoriedade de uso de máscara de proteção por todos os maiores de 12 anos nos transportes públicos. Nesse sentido, Wilmès anunciou a intenção de ser distribuído um meio de proteção a cada cidadão – designadamente uma máscara de pano e dois filtros -, assim como a reabertura de lojas de tecidos, para que seja possível confecionar máscaras em casa.

O teletrabalho continuará a ser privilegiado para todas as empresas sem contacto direto com o público, e todo o comércio que se encontra encerrado assim continuará.

A segunda parte da “fase 1” está prevista para uma semana mais tarde, 11 de maio, data em que deverá ser autorizada a reabertura de todo o comércio, mas as orientações de segurança específicas só serão decididas na próxima semana. Nesta fase permanecerão encerrados restaurantes e bares.

A “fase 2” deverá arrancar em 18 de maio, com a reabertura progressiva e parcial de escolas, a reabertura de cabeleireiros e, eventualmente, de museus. As reuniões privadas em casa com pequenos grupos de amigos e familiares deverão passar a ser autorizadas.

A “fase 3”, que terá início no melhor dos cenários em 08 de junho, deverá ser marcada pela “reabertura potencial e progressiva dos restaurantes”, mas ainda não de bares e cafés, enquanto se estuda a situação da reabertura de cinemas, assim como das viagens ao estrangeiro.

“O desconfinamento é uma operação que nunca foi levada a cabo na história do nosso país. Depende em grande parte da evolução da situação sanitária. Nada está gravado em pedra”, alertou Sophie WIlmès, reconhecendo que este processo “pode conhecer modificações e marchas-atrás”.

Na anterior reunião, em 15 de abril passado, o Conselho Nacional de Segurança havia decidido prolongar até 03 de maio as medidas de confinamento implementado em 18 de março, tendo apenas autorizado a reabertura de lojas de bricolagem e de jardinagem. Na mesma ocasião, as autoridades decidiram interditar a realização de grandes eventos, como os populares festivais musicais de verão, até final de agosto próximo.

A Bélgica totaliza 44.293 casos confirmados de infetados e contabiliza 6.679 mortos – números que incluem óbitos “suspeitos” de terem sido provocados pela covid-19 -, de acordo com os dados divulgados hoje de manhã.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tony Da Silva
Author: Tony Da SilvaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 545 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas