March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:179 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:246 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

COVID-19: Debate no Parlamento Europeu sobre as aplicações de rastreio de contactos



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Parlamento Europeu (PE) vai debater a utilização de aplicações de rastreio na luta contra o coronavírus e os eventuais riscos para a proteção dos dados e a privacidade dos utilizadores.

O debate em plenário terá início pelas 11h00 (hora em Bruxelas, menos uma em Lisboa) e será transmitido em direto no Centro Multimédia do PE e no Europe by Satellite (EbS+).

Empresas, investigadores e autoridades dos Estados-Membros desenvolveram aplicações informáticas de localização e rastreio de contactos, que podem alertar quem tenha estado na proximidade imediata de uma pessoa infetada com o coronavírus. Alguns Estados-Membros já estão, aliás, a utilizá-las.

Os eurodeputados vão discutir hoje com o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, e uma representante do Conselho da UE estas aplicações de rastreio e o seu impacto nos direitos fundamentais, como a proteção dos dados pessoais e a privacidade.

Numa resolução aprovada no dia 17 de abril, o PE sublinha que “os dados de localização móvel só podem ser objeto de tratamento em conformidade com a Diretiva Privacidade Eletrónica e o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados”.

A resolução diz que “a utilização de aplicações informáticas desenvolvidas pelas autoridades nacionais e da UE pode não ser obrigatória e que os dados gerados não devem ser armazenados em bases de dados centralizadas, que são propensas a um risco potencial de abuso e perda de confiança e podem pôr em perigo a sua utilização em toda a União”.

A assembleia europeia defende que o armazenamento de dados deve ser descentralizado e solicita aos Estados-Membros que sejam “totalmente transparentes” sobre o funcionamento destas aplicações, “de modo a que as pessoas possam verificar tanto o protocolo subjacente à segurança e privacidade como o próprio código, a fim de comprovar se essas aplicações funcionam como as autoridades alegam”.

No dia 16 de abril, a Comissão Europeia publicou orientações sobre o desenvolvimento de novas aplicações de rastreio de contactos com vista a garantir o respeito das regras da UE em matéria de proteção de dados.

Ontem, 13 de maio, a Comissão divulgou um conjunto de orientações, acordadas pelos Estados-Membros, para garantir a interoperabilidade transfronteiras das aplicações de rastreio, de modo a que os cidadãos possam ser alertados para uma potencial infeção pelo coronavírus também quando viajam na UE.

Segundo um inquérito da DECO, os portugueses reconhecem os benefícios de uma aplicação para o rastreamento de infetados com o coronavírus pelas autoridades e estão dispostos a utilizá-la, mas revelam preocupações com a privacidade dos seus dados.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 521 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas