March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:192 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

Contestação às Águas do Alto Minho não para



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Objectivo: criar uma comissão jurídica contra a empresa de gestão das redes de água em baixa e de saneamento Águas do Alto Minho.. Esta é a pretensão de um grupo de moradores que pretende alertar para um conjunto de irregularidades" que afeta a população ...

O grupo em causa denomina-se "Cidadãos indignados com a Águas do Alto Minho” e está a organizar uma comissão jurídica que “visa a abertura de um processo em instâncias nacionais ou mesmo no Tribunal Europeu contra a empresa, com o objectivo de "combater um conjunto de irregularidades e aumentos de preço sem justificação técnica, administrativa e até estratégica", referem em comunicado.

A comissão jurídica pretende "criar um coletivo representativo e amplo ao nível dos sete municípios" abrangidos pela Águas do Alto Minho nomeadamente Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Conflitos de interesse “entre os deveres inerentes aos cargos de presidente de câmara e os objectivos de uma Sociedade Anónima, que “visa unicamente o lucro”, “conflitos de leituras entre os anteriores sistemas de contagem de água e o actual, sempre com prejuízo para o cliente”, bem como “conflitos devido ao aumento da pressão da água e, com isso, uma maior perda de água que penaliza o cliente, pois implica ruturas na rede”.

No seu comunicado o grupo de cidadãos ainda acrescenta que “os clientes consideram existir quase sempre uma factura por estimativa e não uma factura por leitura” e apontam ainda “conflitos na questão dos pagamentos, tanto no tempo que vai desde o recebimento das facturas até à data legal de pagamento, como nos vários problemas associados às referências multibanco, habitualmente inativas ou com erros”.

O grupo de cidadãos informa ainda que criou um e-mail para todos os interessados em participar nesta organização cívica.
Recordar que as Águas do Alto Minho é detida em 51% pela Águas de Portugal e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.

A Águas do Alto Minho iniciou a sua actividade em Janeiro de 2020 e tem sido alvo de forte contestação por parte da população que se queixam do aumento “exponencial” das tarifas e do “mau funcionamento dos serviços”.

Referir ainda que em Agosto a empresa pediu desculpa pela “incorreção” detetada num “lote” de leituras dos consumos de Maio, que afectou as facturas de 495 clientes de seis concelhos da região, garantindo estar a processar notas de crédito. Nessa altura, numa manifestação convocada através das redes sociais, a população realizou protestos nos sete concelhos integrados na Águas do Alto Minho, junto aos edifícios camarários, exigindo o regresso da gestão de redes de água em baixa e de saneamento às autarquias.

Em Abril, a Águas do Alto Minho tinha sido obrigada a suspender a facturação depois de terem sido detetados erros que afectaram 15 mil consumidores.
Em Dezembro, a empresa de gestão das redes de água em baixa e de saneamento anunciou a redução em 1% das tarifas de águas em 2021, para a totalidade dos clientes.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 624 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas