Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
quinta-feira, 02 dezembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

UGT promove Evocação de Fernando Pessoa em Bruxelas



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Fernando António Nogueira Pessoa (1888 – 1935) foi poeta, tradutor, publicitário, polemista, crítico literário, enfim um génio que nasceu em Portugal, mas é um nome da literatura universal. O autor do célebre livro -  Mensagem – foi homenageado em Bruxelas no Dia de Portugal em 2008, com inauguração de seu perfil na Place Flager por iniciativa do então embaixador de Portugal no Reino da Bélgica, Tavares de Sousa, o município de Lisboa presidido por António Costa (hoje Primeiro – Ministro) e apoio da comunidade portuguesa na sede da Europa, entre ela, Joaquim Pinto da Silva, antigo Director de Cultura na Comissão Europeia e da Livraria Orfeu também na capital europeia, que editou trabalhos de e sobre Pessoa.

A escultura, da autoria de Irene Vilar (1930 – 2008), está integrada naquele centro da comunidade luso – belga, com o piso que a rodeia, efectuado em calçada à portuguesa. O calcário e o basalto para realizar esse trabalho artístico foram de Portugal, assim como 5 calceteiros que de Lisboa estiveram durante mês e meio em Bruxelas, para essa missão cultural.

Com o objectivo de divulgar o monumento, e também o Homem e a Obra, a União Geral de Trabalhadores (UGT) em parceria com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima e o António Fernandes, do Departamento de Imprensa, Conferência e Protocolo, do CESE (Comité Económico e Social Europeu), promovem no feriado nacional de 5 de Outubro, uma Evocação de Fernando Pessoa, junto do seu monumento.

O programa inicia-se pelas 18,00 h, com intervenções de Carlos Simões Silva (Secretário Geral da UGT) e Christos Doulkeridis (Burgomestre de Ixelles), isto é, Presidente da Câmara daquele pequeno município da região de Bruxelas Capital.

Segue-se um comentário do Mestre em Linguística Francisco Miguel Valada, intérprete de conferência nas instâncias comunitárias de Bruxelas e Luxemburgo, sobre a célebre frase pessoana: Minha Pátria é a Língua Portuguesa.

A sessão, pública, termina com intervenção do embaixador de Portugal no país – sede da União Europeia, Rui Tereno.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 224 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS