Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
quinta-feira, 23 setembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Chefs de cozinha de presidentes da república e Michelin na homenagem a António Feijó 29 dezembro



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Encontra-se concluído o programa de evocação do poeta, diplomata e gastrónomo António Feijó (1859 – 1917), iniciativa do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, a ter lugar na próxima terça – feira, 29 de Dezembro.

A organização agendou o encontro de convidados oficiais para as 12,00 h na Confeitaria Havaneza (antigo Café Camões), frequentado por António Feijó na juventude e férias. Na lista de aderências, salientamos, para além de familiares do autor das Bailatas, os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, respectivamente Vítor Mendes e João Mimoso Morais; os da Junta da Correlhã (local do solar de família, a Casa da Anta) e da Assembleia Freguesia de Ponte de Lima, Fátima Oliveira e António Sousa; o deputado na Assembleia da República e membro da Comissão de Agricultura, José Manuel Carpinteira; o ex – eurodeputado e da Comissão de Agricultura, Ambiente e Segurança Alimentar, José Inácio Faria, actual assessor jurídico autarquia de Lisboa; três  diplomatas representantes da América do Sul em Portugal, além de residentes no estrangeiro, como o jornalista António Fernandes, do Comité Económico e Social Europeu em Bruxelas, João Sá Coutinho, que veio de Paris, neto do escritor Conde de Aurora (1896 – 1969), que foi amigo e biógrafo do poeta, e representação do bisneto, Thomas Wesslé (Feijó), residente em Fallun, Suécia, e desse país nórdico também o nosso conterrâneo Joel Vaz, 2º lugar de Oboé da Orquestra Sinfónica de Gotemburgo.

Tratando-se de aflorar o gosto e conhecimento de Feijó pela culinária nacional, integram ainda o grupo, renomados Chefs de Cozinha nacionais e internacionais. Entre as presenças, elenquemos: João Pedro Coelho, de Ponte de Lima, que foi o vencedor do concurso Cozinheiro Jovem de Portugal em 2017, e actualmente colaborador do melhor restaurante do mundo, o Hotel de Ville, em Crissier, Lausanne, Suíça; o austríaco Thomas Egger, do Tirol, green chef estabelecido em Tabuaço, Douro, mas com serviços  disseminados pelo seu país, Alemanha e Hungria, pois é dos melhores embaixadores da gastronomia de Portugal, tendo já cozinhado para os Presidentes de Portugal (Marcelo Rebelo de Sousa), Brasil (Fernando Henrique Cardoso) e da Áustria (Alexander Van Der Bellen), além do Bispo de Timor, D. Ximenes Belo (Prémio Nobel da Paz); Manuel Viana Martins, formador para o Instituto Nacional de Formação Turística, em Angola e Guiné Equatorial, além de digressões em outros países na divulgação da nossa culinária. E, com Estrela Michelin renovada há dias, presença também do único Chef com esse galardão no Entre Douro e Minho: António Loureiro, proprietário de A Cozinha, em Guimarães. Da sua longa carreira, destacamos os prémios de Cozinheiro do ano em 2014, do de Bacalhau salgado seco da Noruega, levando-o aquele país frio lá no Norte, e serviços em vários restaurantes Michelin em Portugal, Espanha, França, Escócia e Inglaterra.

E, da sua terra natal, associam-se ao evento em prol de Feijó, que terminará cerca das 13,00h no seu monumento ou busto erigido frente aos Paços do Concelho, outros mestres na arte de cozinhar, ou seus proprietários que desde há anos têm promovido os principais pratos locais na Europa: Arroz de Sarrabulho e Bacalhau de Cebolada. Integram essa lista os restaurantes: Casa de S. Sebastião, A Carvalheira, Cozinha Velha, Fátima Amorim, Sabores do Lima e Sonho do Capitão, para além dos famosos enchidos e fumados da MinhoFumeiro, ou vinhos da Adega local, Casa da Cuca (Moreira de Lima), Vila Antiga (Correlhã) e Aromas4You (Arcozelo).

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 539 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30