domingo, 26 junho 2022

Dinamite

Jun. 21, 2022 Hits:45 Opinião

UM NOVO DEUS (Crónica)

Jun. 21, 2022 Hits:89 Crónicas

A cidade desperta

Jun. 15, 2022 Hits:175 Crónicas

Quantos dias tem a semana

Jun. 05, 2022 Hits:368 Crónicas

Aventuras (Crónica)

Jun. 02, 2022 Hits:164 Crónicas

A Outra Cena da Filosofia

maio 30, 2022 Hits:170 Crónicas

Na terra dos gnomos

maio 30, 2022 Hits:517 Crónicas

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:429 Opinião

Do Dia da Europa aos desa…

maio 25, 2022 Hits:100 Opinião

Ponte da Barca recordou Fernão de Magalhães com gastronomia das Filipinas





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O município de Ponte da Barca em parceria com o pólo local da EPRALIMA (Escola Profissional do Alto Minho), organizou mais um workshop sobre a viagem á volta do mundo, protagonizada por Fernão de Magalhães ao serviço da corte espanhola.

Desta vez, o local recordado foram as Filipinas, também ele trágico, pois na ilha de Mactan, a 27 de Abril de 1521 os nativos assassinaram o navegador barquense.

Augusto Marinho, líder da autarquia, realçou a importância da recordação da epopeia marítima de Magalhães, e as conclusões destas actividades culturais e gastronómicas, agora alargadas á componente escolar, com uma exposição evocativa da viagem, patente nos Paços do Concelho.

Quanto á comida típica, o chef Bruno Pereira com seus formandos da EPRALIMA apresentou duas iguarias: o sinigang, isto é uma espécie de sopa, confecionado com carne de porco, cavala, milho doce e legumes. Para sobremesa, os comensais deliciaram-se com o Turon: uma massa crocante, enrolada, com recheio de banana e côco, polvilhada de açúcar.

Surpresa na noite, foi a participação da Miss Viana, eleição representativa dos dez municípios do distrito, e também primeira Dama da Miss Quen Portugal 20220. Sorai a Barbosa, enfermeira veterinária pela Escola Superior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, é natural de S. Martinho da Gandra, Ponte de Lima, mas exerce a sua actividade profissional numa clínica de Ponte da Barca.

O derradeiro evento desta série de recordação do feito magalhânico há meio milénio, termina a 20 de Maio, igualmente no Solar do Vinhão.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 928 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?