domingo, 26 junho 2022

Dinamite

Jun. 21, 2022 Hits:45 Opinião

UM NOVO DEUS (Crónica)

Jun. 21, 2022 Hits:89 Crónicas

A cidade desperta

Jun. 15, 2022 Hits:175 Crónicas

Quantos dias tem a semana

Jun. 05, 2022 Hits:366 Crónicas

Aventuras (Crónica)

Jun. 02, 2022 Hits:164 Crónicas

A Outra Cena da Filosofia

maio 30, 2022 Hits:170 Crónicas

Na terra dos gnomos

maio 30, 2022 Hits:517 Crónicas

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:429 Opinião

Do Dia da Europa aos desa…

maio 25, 2022 Hits:100 Opinião

Valença apresenta Bacalhau à S. Teotónio em Bruxelas (Café Portugal)





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


O município de Valença apresenta na próxima quarta – feira, 18 de Maio, pelas 19,30 h o prato típico do concelho, em Bruxelas.

Trata-se do Bacalhau à S. Teotónio, uma iguaria que celebra sessenta anos, pois foi concebida pelo Chef Pinto em 1962, oriundo de Oliveira do Douro, responsável da cozinha da então inaugurada Pousada designada com o nome do primeiro Santo português, e natural da freguesia valenciana de Ganfei.

Considerado um ícone do património gastronómico regional, o manjar será apresentado no Café Restaurante Portugal, na capital europeia, com presença do edil anfitrião, José Manuel Carpinteira.

Para confecionar o cardápio de excelência, desloca-se á Bélgica a Chef Amaya Guterres, uma referência na culinária altominhota, especialmente na sua cidade de Valença.

A sua vida foi desde sempre dedicada ao mundo da gastronomia, destacando-se a frequência das Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, curso de Cozinha e Pastelaria, seguindo depois para a Superior de Cozinha Francesa Ferrandi. Aqui, em Paris, Amaya formou-se em Organização de Eventos e Catering.

Estagiou por França e Espanha, e regressada a Portugal ingressou na Solinca Catering, do Porto.

O desejo de ensinar e promover a sua arte, afincadamente recolhas em velhos receituários, actualizando - os, obrigou- a dividir seu tempo enquanto formadora da EPRAMI (Escola profissional do Alto Minho) e a sua Quinta do Prazo, á margem do Minho e da antiga fronteira espanhola. O seu empenho valeu – lhe a atribuição do Garfo de Ouro ao restaurante que dirige atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, editado pelo semanário Expresso.

O Bacalhau à S. Teotónio, consta de um lombo ou posta do dito, coberto de maionese, acompanhado de batatas torneadas em forma de barril, cebola e alhos cortados em dados ou aos quadradinhos, e outros segredos. Depois de tudo ir ao forno, segue-se o  empratamento com uma decoração diversa, onde azeitonas pretas, tiras de pimento marron, laranjas cortadas aos gomos e salsa, compõem a assadeira.

Esta é a receita – padrão, apresentada no workshop recentemente realizado pela Chef Amaya Guterres, em colaboração com a vereadora do Turismo, Ana Paula Xavier.

As inscrições para degustar a especialidade valenciana, devem ser efectuadas para o(s) – 02  649 41 19 ou 0484  10 20 27, contactos do Café Restaurante Portugal.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

Temos 1155 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?