Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
sexta-feira, 25 junho 2021

Ex- aluno Agrária Ponte de Lima, com Alvarinho de ouro!



Depois de frequentar a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, unidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Técnico João Pereira empenhou-se na agricultura familiar, mormente a viticultura.

Assim, na sua propriedade de dez hectares, situada na União das freguesias de Monção e Troviscoso, junto da sede do concelho, expandiu a produção de vinho nas castas de vinhão, loureiro, trajadura e alvarinho. Contudo, seria nesta última variedade a sua especialização e aposta no consumo interno e internacional ao longo dos últimos anos.

Os resultados, face ao seu dinamismo de empreendedor não se fizeram esperar: depois da medalha de ouro na Feira do Vinho Verde e Produtos Regionais de Ponte de Lima, uma outra com o vinhão na Festa do Vinho Tinto em Tangil 2016 ou a de prata como Melhor Vinha pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o jovem viticultor recebeu há duas semanas um outro reconhecimento de peritos. O galardão, também no topo dos metais preciosos, e com o Alvarinho Superior, foi obtido no concurso Cidade do Vinho, que decorreu em Lagoa, de 7 a 9 do corrente, com quase seis centenas de amostras de vinhos do continente e Ilhas.

O evento contou com o patrocínio da Presidência da República, e colaboração do Instituto da Vinha e do Vinho, Rota dos Vinhos de Portugal, Associação de Municípios Portugueses do Vinho e Itinerário Cultural do Concelho da Europa.

Quanto ao premiado João Pereira, a sua pró – missão profissional e vitícola prossegue; docente na Escola Superior Agrária no antigo convento de Refóios de Lima, na disciplina Tecnologia da Produção de Vinhos no CTESP (Curso Técnico Superior) de Fruticultura e Viticultura, e prepara também a sua Tese de Mestrado.

A distinção trazida do Algarve, poderá levar agora o Alvarinho da Quinta das Pereirinhas a outras apreciações, agora internacionais. Trata-se da inscrição no Concorso Enologico Internazionale Cittá del Vino – a decorrer em Setembro em Itália, Modena, cidade onde se fabrica o mítico automóvel Ferrari, e que poderá também receber o Ferrari dos alvarinhos 2021! E, quanto a degustações, o néctar precioso das Pereirinhas integrará o leque dos selecionados pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, para uma acção a decorrer em Bruxelas, a agendar logo que as medidas sanitárias o permitam.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 159 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Se você viu, o seu cliente também verá!