Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
quinta-feira, 27 janeiro 2022

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Cabeça de lista do Volt Portugal ao círculo da Europa é alvo de ataques cibernéticos nas redes sociais



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

As redes sociais do candidato Duarte Costa, cabeça de lista ao círculo da Europa pelo Volt Portugal foram alvo de um ataque cibernético no passado domingo que levaram ao bloqueio da sua conta de candidato no Instagram.

O candidato revela que depois de ter feito um post no domingo dia 9 de janeiro no Instagram na sua conta de candidato (@duartecosta.volt) sobre as propostas do programa do Volt sobre igualdade de género e violência contra mulheres, foi surpreendido com vários comentários com claros sinais de serem phishing nesse post, apelando aos seus seguidores para clicarem num link duvidoso que sugeria ser uma forma de apoiar mulheres. 

Pouco depois a conta do candidato foi suspensa pelo Instagram que, segundo a rede social, estaria comprometida. Depois de várias tentativas de resolução com o Instagram, seja pelo candidato seja pela equipa nacional de media e comunicação do Volt Portugal, o acesso à conta continua impedido embora se mantenha no ar sem alterações.  

Entretanto também o WhatsApp pessoal do candidato foi atacado na terça-feira, 11 de janeiro, de forma surpreendente e sem qualquer aviso. Em virtude do incidente, o candidato foi removido de todos os grupos de WhatsApp que participava, incluindo de organização do trabalho de campanha eleitoral, perdendo vários contactos e ficando impedido de contactar a sua equipa, amigos e família. 

Desta vez também se observou estranhamente que a pessoa que capturou a conta do candidato colocou de imediato uma foto de perfil de uma mulher de teor erótico. O candidato viu-se obrigado a iniciar uma nova conta de WhatsApp e ainda assim, ao recuperar a aplicação, foi surpreendido com um número desconhecido belga do qual tinham sido enviadas fotos de mulheres também de teor erótico. Duarte reportou e bloqueou de imediato este número e reforçou a segurança em todas as redes sociais, mas não pode deixar de sentir-se lesado por estes incidentes que só limitam o potencial da liberdade de expressão e da democracia na sociedade digital do século XXI.

No conjunto, os ataques causaram um obstáculo no contacto de Duarte Costa com os seus eleitores e seguidores na comunicação das propostas do Volt para este círculo e no estabelecimento daquilo que o candidato defende serem laços fundamentais a criar entre eleitores e eleitos, para o pleno exercício da democracia. 

Duarte acrescenta ainda que dadas as características particulares do círculo da Europa (muito disperso e sendo um conjunto de eleitores que são uma minoria dentro dos países onde residem), as redes sociais são uma plataforma fundamental para levar a mensagem aos eleitores e que é cada vez mais necessário que os sistemas legais português e europeu disponham de mecanismos que assegurem a regulação da atividade nas redes sociais e sobretudo que atuem na prevenção do cibercrime, nomeadamente no contexto da ação política no contexto de uma campanha eleitoral.

O Volt Portugal vê com preocupação este tipo de acontecimentos, e exige que seja trazido para debate o tema da digitalização do país, assim como das práticas e procedimentos de segurança informática que a devem acompanhar. As consequências deste tipo de crimes vão muito além do comprometimento de sistemas informáticos, pondo em causa valores cruciais da nossa sociedade como a liberdade de expressão, ou a privacidade dos cidadãos. 


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 356 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

News Fotografia