Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
terça-feira, 21 setembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

DE PONTE DE LIMA PARA A ORQUESTRA SINFÓNICA GOTEMBURGO (Suécia)



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Depois de reconhecidos talentos mundiais, destacando-se Fernando Pimenta na canoagem, e na cozinha nacional, a profissionalizarem-se no exterior, designadamente os jovens João Pedro Coelho, de Fornelos, em Lausanne (Suíça) e João Teixeira, de Bertiandos, em Barcelona (Espanha), aqui também com o músico e editor João Silva, de Freixo, Ponte de Lima integra desde há alguns dias mais um prodígio.

Desta vez, a escolha recaiu numa outra arte de saberes: a música. Referimo – nos a Joel Vaz, da freguesia de Moreira de Lima, em cuja Banda da Casa da Povo deu os seus primeiros acordes!

Mas, a aptidão para os sons levou a que o nosso conterrâneo percorresse um trajecto longo, mas promissor e feliz, em Portugal e na Europa, terminado há dias com a sua nomeação para 2º lugar Oboé / Corne inglês, da Orquestra Sinfónica de Gotembrugo, Suécia.

Para além de parabenizar o conterrâneo, exaltar o seu mérito e palco atingido, louvar o seu trabalho, gosto e entusiasmo na profissão, recordemos aos leitores alguns dos seus passos até atingir o patamar da fama na Europa do Norte!

Joel seguiu desde novo o gosto pela música, com destaque como oboísta na Orquestra Metropolitana de Lisboa, além de elemento da Banda da GNR.

prosseguindo a sua carreira artística musical, frequentou a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, e em 2011 ingressou na Haute École de Musique de Genéve, Suíça, classificando-se de master concert na classe Oboé de Roland Perremoud (vencedor concurso de solistas da Suíça em 1978) e Corne inglês de Sylvain Lombard (outro helvético ídolo na arte musical) além de integrar a Orchestre de La Suisse Romande. Ainda no seu país, Joel Vaz teve passagem pela Orquestra Sinfónica do Porto / Casa da Música, pelo Remix Ensemble Gulbenkian, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, e professor do Conservatório Regional Silva Marques, em Vila Franca de Xira.

Agora com a mudança de casa preparada para a segunda maior cidade sueca, situada a meio milhar de quilómetros da capital Estocolmo, a Goterborgs Symfoniker fundada em 195 e reconhecida como das melhores do mundo, vai receber um elemento a falar a língua de Camões!

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 244 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

News Fotografia