Portugal ultrapassou a marca de 5000 startups ativas, superando a meta do PRR e entrando numa fase de consolidação e maturidade do seu ecossistema empreendedor. O setor destaca-se pela criação de empregos qualificados e exportações inovadoras.
Segundo o relatório “Portugal’s Startup Ecosystem 2025: From Growth to Consolidation”, desenvolvido por Startup Portugal em parceria com a Informa D&B, o setor cresceu 8% em relação a 2024, empregando cerca de 28.000 pessoas e gerando 2.856 milhões de euros em volume de negócios. O salário médio nas start-ups é de 2.200 euros, 81% acima da média nacional. A Startup Portugal surgiu em 2019 e é uma organização sem fins lucrativos, detentora do Estatuto de Utilidade Pública, cuja missão é o desenvolvimento de atividades de interesse público para a promoção do empreendedorismo, em estreita ligação com entidades públicas e privadas que atuam no ecossistema nacional de empreendedorismo.
Cerca de 70% das empresas foram criadas nos últimos cinco anos, demonstrando a vitalidade e capacidade de renovação do setor. “Este crescimento reforça a confiança de empreendedores, investidores e parceiros internacionais em Portugal”, afirma João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia.
Alexandre Santos, Presidente da Startup Portugal (representado na foto), destaca que o país entra agora numa fase em que o foco deve estar em qualidade, escala e impacto, consolidando Portugal como um ecossistema competitivo e atrativo.
Em 2025 será lançada a Plataforma Nacional de Mapeamento do Ecossistema Startup, reunindo dados sobre start-ups, incubadoras, investidores e entidades públicas, como ferramenta para decisões estratégicas e políticas públicas mais eficazes.
Portugal sobe posições nos principais rankings internacionais — como o Global Innovation Index e o StartupBlink Global Ecosystem Index — afirmando-se cada vez mais como um dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo mais dinâmicos e competitivos da Europa. Com estes resultados, Portugal demonstra que está a transformar potencial em impacto real, consolidando-se como um ecossistema onde ideias ganham escala, talento encontra oportunidades e o futuro da inovação se escreve todos os dias.





