Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


 

O Papa não leu hoje a homília que preparou para a missa do Domingo de Ramos, celebração eucarística que abre os ritos da Semana Santa e que reuniu mais de 25.000 fiéis na praça de São Pedro, no Vaticano.

Na abertura da cerimónia, o pontíficie mostrou uma voz cansada e no final da leitura do Evangelho, quando se esperava a homilia, manteve um prolongado silêncio, após o qual se passou diretamente ao credo.

A decisão do Papa, que preferiu não ler a homilia para deixar um tempo de reflexão pessoal, foi totalmente inesperada, já que estava previsto que o fizesse no Domingo de Ramos e surpreendeu todos ao não o fazer.

Há mais de três semanas, o Papa Francisco teve uma gripe e seguiu com a agenda, mas não pôde ler em várias ocasiões e cansa-se ao ler discursos mais longos.

Na quarta-feira, durante uma audiência geral, Francisco não leu a catequese preparada, o que foi feito por um colaborador e justificou: “Não posso”, numa referência aos problemas respiratórios que mantém.

A praça estava engalanada com os ramos de oliveira e as palmas que os fiéis, religiosas e membros da Curia transportaram em procissão antes da missa, recordando a entrada triunfal, em Jerusalém, de Jesus da Nazaré.

Antes da missa, realizou-se a procissão, que primeiro se dirigiu ao obelisco central da praça de São Pedro, onde foram recebidas as palmas, num dos rituais mais antigos do catolicismo, que data do século III.

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Who's Online

Temos 4150 visitantes e 0 membros em linha

Boletim informativo

FOTO DO MÊS