domingo, 26 junho 2022

Dinamite

Jun. 21, 2022 Hits:47 Opinião

UM NOVO DEUS (Crónica)

Jun. 21, 2022 Hits:91 Crónicas

A cidade desperta

Jun. 15, 2022 Hits:177 Crónicas

Quantos dias tem a semana

Jun. 05, 2022 Hits:370 Crónicas

Aventuras (Crónica)

Jun. 02, 2022 Hits:166 Crónicas

A Outra Cena da Filosofia

maio 30, 2022 Hits:171 Crónicas

Na terra dos gnomos

maio 30, 2022 Hits:519 Crónicas

O Futuro é a Europa

maio 26, 2022 Hits:430 Opinião

Do Dia da Europa aos desa…

maio 25, 2022 Hits:101 Opinião

Entretenimento

  1. Entrevista
  2. LusoPodcast
  3. Foto do Mês
  4. Lifestyle

Parque do Cinquentenário em Bruxelas a oitava edição do Melhor de Portugal





A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Realizou-se no passado fim-de-semana, 18 e 19 de junho, no Parque do Cinquentenário, em Bruxelas, a oitava edição do Melhor de Portugal. Desde 2019 que o evento vinha a ser adiado devido à pandemia de covid-19.

O evento foi mais uma vez organizado pela Confederação dos Agricultores Portugueses (CAP), que tem um escritório de representação em Bruxelas. A CAP é uma organização socioprofissional agrícola e agrupa cerca de 250 organizações de todo o país, as quais se traduzem em federações, adegas, associações regionais, correspondentes às principais zonas agrícolas de Portugal, associações especializadas por sector técnico e cooperativas.

Graças a CAP e aos diversos patrocinadores e apoios institucionais, Portugal teve uma janela aberta junto dos residentes a viver no coração da Europa para mostrar o que Portugal faz de melhor; os nossos saberes, sabores, a música e cultura portuguesa. Durante o evento foi possível adquirir vários produtos desde vinhos das várias regiões vitícolas de Portugal, queijos, a mais diversa charcutaria, frutas e legumes e outros produtos típicos do nosso País.

Os municípios de Santarém, Vila Flor e Arcos de Valdevez estiveram presentes com espaços onde puderam mostrar as potencialidades dos respetivos municípios e convidar empresas para venderem produtos da terra. A maior participação foi claramente do Município de Santarém e de Arcos de Valdevez, que marcou pela primeira vez a sua presença neste evento.

O evento teve a inauguração oficial com a presença da ministra da agricultura, Maria do Céu Antunes, do embaixador de Portugal junto do reino da Bélgica, Rui Tereno, do cônsul honorário de Portugal em Gent, Bruno Joos de ter Beerst, e de representantes de várias autoridades locais, regionais e municipais e representantes da sociedade civil.

Entre outras individualidades esteve presente também presente a recém-eleita deputada pelo círculo eleitoral Europa, Nathalie de Oliveira, a primeira luso-descendente a ser eleita por este círculo. 

A Caixa Geral de Depósitos, o único banco português que esteve presente e foi patrocinador como nos eventos passados. A Camara de Comercio Bélgica Portugal também esteve presente com stand próprio e parceria institucional.  A Associação 10 de Junho, a associação Afetos com Letras e a única livraria de língua portuguesa na Bélgica, La Petite Portugaise também estiveram presentes. O nosso Jornal das Comunidades, também esteve presente com tenda própia. 

Mas não há festa portuguesa sem música, e este ano mais uma vez o Melhor de Portugal contou com uma grande variedade de artistas e grupos, alguns deles vindos de Portugal. O palco instalado em frente do arco do Cinquentenário foi o cenário ideal para duas tardes de muita e boa música portuguesa.

Entre os artistas consagrados estiveram presentes o conhecido Luís Represas, o Miguel Gameiro, o Miguel Bravo e o Miguel Azevedo, o Emanuel Moura, a Vanessa Silva, o David Antunes, o Miguel Azevedo e os Ranchos Folclóricos do Elvas e da APEB (Associação dos Portugueses Emigrados na Bélgica).

A apresentação esteve mais uma vez a cargo do José Figueiras. Para além de animar a festa também cantou o Tirolês e pôs toda a gente a dançar. Para o ano o Melhor de Portugal estará de regresso. Valeu a pena. Parabéns, CAP, parabéns a todos os envolvidos, sobretudo os voluntários que trabalharam arduamente sob um sol que mais parecia o sol da nossa terra. Viva o Melhor de Portugal. Bem-haja.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Victor Alves Gomes
Author: Victor Alves GomesEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicione o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 1267 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

News Fotografia