Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
quinta-feira, 02 dezembro 2021

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

Mudou de casa e pretende mudar o titular do contrato de eletricidade? Saiba como proceder.



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

Mudar o nome do titular do contrato de energia, é por norma, uma das alterações contratuais que mais se fazem pelos clientes de eletricidade e gás natural. A abertura do mercado livre de energia veio facilitar algumas das burocracias que anteriormente existiam.

O que é necessário do titular do contrato de luz?

A alteração do titular do contrato de luz e gás, significa que o pretendido é efetuar a mudança do nome do responsável desse contrato, ou seja, passar de um nome para outro.

Em situações de aluguer ou compra, por vezes já existem nesse local adquirido contratos em vigor, em nome de outros, que ainda estão ativados.

Como é feita a alteração do titular do contrato de energia?

Se no seu local de consumo já existe luz ou gás, e se tiver alguma fatura antiga (do antigo titular), é um começo.

Pode optar por continuar o contrato com a companhia elétrica já estabelecida pelo inquilino anterior, ou então optar por outra. Lembre-se: primeiramente faça um estudo das melhores tarifas de eletricidade, para não perder tempo nem dinheiro.

A Selectra poderá ajudá-lo de forma gratuita e personalizada ao comparar as melhores tarifas de eletricidade e gás, através de um esclarecimento adicional sobre as companhias mais baratas.

Em caso de não ter qualquer fatura do antigo inquilino, saiba que deve ter o CPE - código ponto de entrega (que identifica o local de consumo elétrico), e no caso do gás deverá ter o CUI – código universal de instalação. Estes dados poderão podem ser pedidos sua à distribuidora elétrica, bastando que lhes indique a morada do local de consumo

No caso do gás, como existem várias distribuidoras pelo país, informe-se qual a que distribui na sua zona de residência, e solicite o CUI.

Com estes dados, já pode contactar com a companhia elétrica para contratar luz, e ao mesmo tempo avançar com a troca de nome do titular do contrato, que neste caso é feita automáticamente. Se não quiser enviar carta com o que lhe for solicitado, saiba que hoje em dia, todas as companhias já utilizam o correio elétronico para o envio de documentação.

Motivos para solicitar esta alteração do titular.

Não há uma obrigatoriedade em efetuar a mudança do nome do titular do contrato de energia. No entanto, saiba porque deve fazê-lo:

  1. Imagine que pretende alterar a forma de pagamento da fatura da luz, ou que até necessita de aumentar a potência contratada porque o seu quadro elétrico está constantemente a disparar? Saiba que este tipo de alterações só serão possíveis de serem realizadas pelo titular do contrato de energia. Se o contrato não estiver em seu nome, é normal que a companhia elétrica se recuse a qualquer alteração contratual.
  2. Outro exemplo não menos importante, é o risco de ter um corte de energia de forma inesperada, e de lhe poder causar alguns inconvenientes. O antigo inquilino deixou o local, e pode ser normal que tenha pedido o corte de energia, pois pretende terminar o contrato com a empresa em questão. Além disso, o inquilin pode ter deixado faturas em atraso, e a empresa solicitar um corte de energia por dívida anterior.

As situações mais comuns para ser solicitada a alteração de titularidade do contrato de energia.

Poderiamos inumerar várias, até porque todos dias surgem situações que levam a que estes pedidos sejam solicitados.

  1. Quando muda de casa. Chegando a um novo local de consumo, convém assumirmos a responsabilidade desse contrato e evitar problemas.
  2. A segunda situação é devido ao falecimento do titular do contrato. É usual as companhias continuarem a enviar as faturas em nome de pessoas que já faleceram, sendo assumidos os pagamentos pelos familiares. A alteração deve ser efetuada, com apresentação da certidão de óbito, já que não faz muito sentido a emissão de faturas em nome de alguém que já partiu.
  3.  Em situações de divórcio, dá-se muitas vezes o caso, em que uma das partes sendo o titular do contrato, abandone o local, passando a titularidade para quem permanecer na habitação.

 O procedimento para mudar a titularidade do contrato de luz ou gás é idêntico para todas as companhias de eletricidade. Algumas poderão solicitar que se entregue documentação num balcão ou por carta. No entanto, se tem um serviço de internet, pode enviar a documentação por e-mail.

Estes pedidos de alteração são grátis em qualquer empresas de energia.


Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 336 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS