Faça login na sua conta

Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
sábado, 23 outubro 2021

Comunicado do MPT sobre falecimento do seu Presidente Honorário Gonçalo Ribeiro Telles

O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

O Partido da Terra - MPT manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Gonçalo Ribeiro Telles, fundador do Movimento Partido da Terra-MPT, em 1993, ao qual presidiu de forma honorária desde 2007 até ao último momento.

Um humanista na verdadeira acepção da palavra, foi pioneiro do ecologismo na política portuguesa, mestre de muitos arquitectos paisagistas, um vanguardista na compreensão da paisagem sob o ponto de vista holístico e um visionário nas políticas de ordenamento do território, denunciando sempre a florestação em monocultura como causadora da destruição dos sistemas agrícolas comunitários.

Com uma vida intensa dedicada à intervenção pública, teve em 1967 a ousadia e coragem de denunciar que na origem das cheias desse ano, que provocaram mais de 500 mortos na noite de 25 para 26 de novembro, estavam os problemas do desordenamento do território, denunciando os aspectos físicos das cheias e as carências quanto à habitação.

Enquanto Ministro de Estado e da Qualidade de Vida, no VIII Governo Constitucional, chefiado por Francisco Pinto Balsemão, assumiu um papel preponderante no estabelecimento de um regime sobre o uso da terra e o ordenamento do território, ao criar as zonas protegidas da Reserva Agrícola Nacional, da Reserva Ecológica Nacional e as bases do Plano Diretor Municipal. Esteve também ligado à redação das propostas da Lei de Bases do Ambiente, da Lei da Regionalização, da Lei Condicionante da Plantação de Eucaliptos, da Lei dos Baldios, da Lei da Caça e da Lei do Impacte Ambiental.

Enquanto arquitecto paisagista, a sua vida cruza-se com a da capital do nosso País, onde a sua marca está presente nos percursos quotidianos de milhares de pessoas, sendo provavelmente o seu projecto mais emblemático o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, que lhe valeu (ex aequo com António Viana Barreto) o Prémio Valmor de 1975. Foi um acérrimo defensor das hortas urbanas em Lisboa, cidade que lhe deve também o Corredor Verde de Monsanto, concluído em dezembro de 2012, trinta anos depois de ter sido idealizado por si.

O Partido da Terra – MPT, enlutado, presta sentida homenagem ao seu Presidente Honorário endereçando sentidas condolências à sua família bem como a todos os militantes e simpatizantes do MPT.

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 463 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.