March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:188 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:247 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

Comissão Europeia quer países a considerarem aquisição conjunta voluntária de gás



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A Comissão Europeia instou hoje os Estados-membros da União Europeia (UE) a analisarem “potenciais benefícios” de uma aquisição conjunta voluntária de reservas de gás, em altura de crise energética, iniciativa semelhante à realizada para compra de vacinas anticovid-19.

Em causa está uma comunicação sobre os preços da energia hoje divulgada pelo executivo comunitário, que funciona como uma “caixa de ferramentas” para orientar os países da UE na adoção de medidas ao nível nacional, numa altura em que a escalada do valor da eletricidade, em consequência da subida no mercado do gás e da maior procura, ameaça exacerbar a pobreza energética e causar dificuldades no pagamento das contas de aquecimento neste outono e neste inverno.

Entre as “medidas a médio prazo para um sistema energético descarbonizado e resiliente”, Bruxelas propõe então que os países explorem “os potenciais benefícios da aquisição conjunta voluntária pelos Estados-membros de reservas de gás”, medida que já foi aliás admitida por países como França ou Espanha, para fazer face aos problemas no abastecimento da UE.

Esta iniciativa seria semelhante à que foi feita para compra conjunta de vacinas e medicamentos anticovid-19 na atual pandemia, ao permitir que os países comprem quantidades suficientes em grupo, em vez de separadamente, mas que apenas o façam se assim o entenderem.

Os atuais níveis de armazenamento de gás na UE estão ligeiramente acima dos 75%, percentagem que ainda assim é mais baixa do que a média dos últimos 10 anos, que ronda os 90%.

Porém, nem todos os Estados-membros têm instalações de armazenamento de gás e utilizam-nas de forma diferente.

Entre os que têm, Portugal é dos países com menor capacidade e com níveis mais baixos de armazenamento de gás, de acordo com dados de Bruxelas: pode armazenar 1,89 terawatt-hora e tem as reservas em cerca de metade.

“A Comissão explorará também os possíveis benefícios da aquisição conjunta de reservas de gás por entidades regulamentadas ou autoridades nacionais para permitir o agrupamento de forças e a criação de reservas estratégicas”, refere a comunicação, na qual se ressalva que “a participação no esquema de compras conjuntas seria voluntária e o esquema deveria ser estruturado de forma a não interferir com o funcionamento do mercado interno da energia e a respeitar as regras de concorrência”.

Além desta ação, a instituição “tenciona adotar em breve um ato delegado que crie novos grupos de risco de gás regionais transfronteiriços”, indica o documento.

Na informação divulgada à imprensa, o executivo comunitário assinala que “há um consenso geral de que o atual modelo de preços marginais é o mais eficiente, mas é necessária uma análise mais aprofundada, [já que] a crise também chamou a atenção para a importância do armazenamento para o funcionamento do mercado de gás da UE”.

Ainda no que toca ao armazenamento, a Comissão Europeia sugere então uma “revisão da regulamentação da segurança do aprovisionamento para assegurar uma melhor utilização e funcionamento”, bem como a criação de “novos grupos regionais transfronteiriços de risco de gás”.

E vincando que a “energia limpa é o melhor seguro contra choques de preços no futuro”, Bruxelas quer intensificar os investimentos em fontes renováveis, desenvolver a capacidade de armazenamento para aumentar a quota de energias alternativas como baterias e hidrogénio e ainda que os reguladores europeus de energia estudem a atual conceção do mercado de eletricidade.

A instituição defende ainda um reforço do papel dos consumidores no mercado da energia, “capacitando-os para escolher e mudar de fornecedor, gerar a sua própria eletricidade e aderir a comunidades energéticas”.

Em dezembro próximo, o executivo comunitário irá apresentar um pacote de iniciativas sobre o setor energético, admitindo intervir relativamente à aquisição e ao armazenamento de gás, de forma a reforçar as reservas da UE.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 536 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas