March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:199 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1045 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2293 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:253 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:388 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

Eurodeputados querem melhorar funcionamento do sistema de recursos próprios da UE



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje um relatório do qual o eurodeputado José Manuel Fernandes é coautor que visa assegurar o bom funcionamento do sistema de recursos próprios da UE.

A proposta de regulamento modificativo em apreço, sobre a qual o PE é consultado, visa introduzir certas alterações ao Regulamento Disponibilização dos Recursos Próprios (fontes de financiamento da UE), principalmente relacionadas com o tratamento operacional dos recursos próprios tradicionais. A Comissão apresentou esta proposta devido à insistência de alguns Estados-Membros, que gostariam que fossem alteradas certas regras de base relativas à colocação à disposição dos recursos próprios.

Os correlatores do PE sobre esta matéria, José Manuel Fernandes (PPE, PT) e Valérie Hayer (Renew Europe, FR), propõem emendas ao texto apresentado pela Comissão com vista a manter a estabilidade das normas de base que incentivam os Estados-Membros a desempenharem o seu papel na coleta e na cobrança diligente dos recursos próprios em nome da União.

O eurodeputado José Manuel Fernandes afirmou: “Queremos previsibilidade, estabilidade nas receitas do orçamento e diminuir a litigância dos Estados-Membros relativamente às receitas dos direitos aduaneiros. Por isso, não concordarmos com a diminuição dos juros de mora quando um Estado-Membro se atrasa na transferência das receitas devidas pelos direitos aduaneiros. Tal representaria um convite a que os Estados-Membros retardem os seus pagamentos. Isso coloca em causa o orçamento da União, que é essencial para as PME, os jovens, as regiões e os investidores”.

O correlator também não concorda com a criação de um "procedimento de revisão", uma vez que pode incentivar os Estados-Membros a colocarem em causa os montantes que devem transferir para o orçamento da UE. “Tal aumentaria a possibilidade de litigância nesta matéria e desprotege a previsibilidade e estabilidade do orçamento comunitário”, esclarece.

O relatório de José Manuel Fernandes e Valérie Hayer foi aprovado em plenário com 551 votos a favor, 116 contra e 30 abstenções.

Contexto

Os eurodeputados consideram que uma reforma profunda do sistema de recursos próprios da UE através da introdução de novas fontes de financiamento continua a revestir-se da maior importância para o futuro da UE e para o êxito do Instrumento de Recuperação, uma vez que esses recursos serão disponibilizados para o reembolso da dívida.

Os parlamentares recordam a importância do roteiro para a introdução de recursos próprios, que engloba as diferentes etapas para a sua introdução, bem como as modalidades de cooperação entre as instituições europeias e os princípios que devem presidir à reforma dos recursos próprios, como o princípio da cooperação leal.

Em anteriores resoluções legislativas, o PE salientou a necessidade de manter o princípio da cooperação leal na coleta, na cobrança e na colocação à disposição de recursos próprios e de preservar uma noção coletiva de responsabilidade pela defesa dos interesses financeiros da UE. A assembleia europeia defendeu sistematicamente o elevado nível dissuasivo dos juros de mora e a possibilidade de os serviços da Comissão reagirem rapidamente em casos de litígio, uma vez que tal se revelou fundamental para o bom funcionamento do sistema, incluindo a gestão da tesouraria e do fluxo de caixa.




Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 1209 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas