March 19, 2024

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:164 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:225 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:324 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1197 Opinião

Quero ser uma árvore

Feb 24, 2024 Hits:804 Crónicas

Roberta Metsola eleita presidente do Parlamento Europeu



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Os eurodeputados elegeram Roberta Metsola (PPE, Malta) para presidente do Parlamento Europeu até 2024, na primeira volta do escrutínio, com 458 votos.

Roberta Metsola foi eleita com uma maioria absoluta de 458 votos, na primeira volta do escrutínio que decorreu esta manhã. Presidirá ao Parlamento Europeu (PE) na segunda metade da atual legislativa, até à constituição da nova assembleia após as eleições europeias de 2024.

A eleição processou-se por escrutínio secreto, como estipulado no Regimento do Parlamento Europeu. Para ser eleito, um candidato deve obter a maioria absoluta dos votos expressos válidos, ou seja, 50% mais um. Devido à pandemia, foi decidido que a votação seria realizada por via remota.

Resultados da primeira volta

Total de votos expressos: 690

Votos brancos ou nulos: 74

Votos expressos válidos: 616

Maioria absoluta necessária: 309

Votos obtidos na primeira volta

Roberta Metsola (PPE, Malta): 458

Alice Kuhnke (Verdes/ALE, Suécia): 101

Sira Rego (Grupo da Esquerda, Espanha): 57

O eurodeputado Kosma Zlotowski (ECR, Polónia) retirou a sua candidatura antes do início da primeira volta do escrutínio.

Perfil de Roberta Metsola

Nascida em Malta em 18 de janeiro de 1979, Roberta Metsola é eurodeputada desde 2013 e a presidente mais jovem do Parlamento Europeu. Foi eleita primeira vice-presidente do PE em novembro de 2020, tendo ocupado interinamente a presidência após a morte de David Sassoli, em 11 de janeiro. Será a terceira mulher a presidir ao PE, depois de Simone Veil (1979-1982) e de Nicole Fontaine (1999-2002).

Após a eleição, a nova presidente do PE afirmou: “A primeira coisa que gostaria de fazer como presidente é pensar no legado de David Sassoli: foi um lutador, lutou pela Europa e por nós, por este Parlamento. [...] Honrarei David Sassoli enquanto presidente, defendendo sempre a Europa, os nossos valores comuns de democracia, dignidade, justiça, solidariedade, igualdade, Estado de direito e direitos fundamentais".

“Quero que as pessoas readquiram um sentido de crença e entusiasmo pelo nosso projeto. [...] Caros Europeus, nos próximos anos, as pessoas em toda a Europa procurarão na nossa instituição liderança e direção, enquanto outros continuarão a testar os limites dos nossos valores democráticos e princípios europeus. Temos de lutar contra a narrativa anti-UE que se instala tão facilmente e tão rapidamente. A desinformação e a informação errónea, amplificadas ainda mais durante a pandemia, alimentam um cinismo fácil e soluções baratas de nacionalismo, autoritarismo, protecionismo, isolacionismo", acrescentou.

"A Europa é precisamente o oposto”, disse a presidente Roberta Metsola. “Trata-se de todos nos defendermos uns aos outros, aproximando os nossos povos. Trata-se de defendermos os princípios das nossas mães e dos nossos pais fundadores, que nos conduziram das cinzas da guerra e do holocausto à paz, à esperança e à prosperidade. Há 22 anos, Nicole Fontaine foi eleita, 20 anos depois de Simone Veil. Não passarão mais duas décadas até a próxima mulher estar aqui", disse.

O discurso de Roberta Metsola está disponível aqui.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 302 guests and no members online

Top News Embaixada

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas