March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:170 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2269 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Venezuela: Jantares convívio, uma nova forma de portugueses angariarem fundos



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Depois de almoços e convívios de solidariedade, a comunidade portuguesa de Caracas decidiu avançar com os jantares convívio, uma nova forma de recolher fundos para apoiar idosos portugueses e crianças venezuelanas com cancro.

O primeiro jantar teve lugar em Caracas, num conhecido salão de festas. Começou pelas 20:00 locais (meia-noite em Lisboa), contou com a presença de mais de 240 portugueses e prolongou-se por dez horas.

“É um jantar convívio. A pandemia (da covid-19) distanciou as pessoas e nós queremos voltar a unir todos, as instituições e fundações, por uma causa nobre”, explicou à agência Lusa um dos promotores da iniciativa.

Renato Amaral, porta-voz de “Los Panas” (Os Amigos), um novo grupo de portugueses que surgiu de pequenos-almoços durante a pandemia da covid-19, explicou ainda que, apesar das limitações da quarentena, têm contribuído com “ajudas a pessoas mais carenciadas, a crianças com cancro e ao Lar da Terceira Idade Padre Joaquim Ferreira”.

“A pandemia é um problema, mas queremos estender a mão aos mais necessitados, unir esforços e continuar. Este projeto nasceu de ‘Los Panas’, mas queremos todos unidos pela causa”, disse.

Por outro lado, Margarita Beja, do grupo Netas do Lar da Terceira Idade Padre Joaquim Ferreira, explicou à Lusa que parte dos recursos obtidos durante o jantar convívio, organizado pelo grupo “Los Panas”, está destinada a “merendas, almoços, à organização de jogos e convívios para que os ‘avozinhos’ tenham uma vida mais agradável” naquele lar e à fundação venezuelana Chuva de Sorrisos, que atende crianças com cancro.

“Eu sou lusodescendente e estou super orgulhosa de pertencer a uma comunidade tão maravilhosa, que apesar da pandemia continua a doar, mesmo que pouco, e a estar presente no dia a dia nos eventos que fazemos, sobretudo nesta causa dos avós do Lar”, disse.

No jantar esteve também Maria Fernanda de Moreira, presidente da Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas, entidade que projetou e construiu o Lar, que elogiou a sensibilidade da comunidade portuguesa local para com os compatriotas, lamentando, no entanto, que a covid-19 e a crise tenham criado dificuldades a muitos portugueses.

“Agora, a nossa comunidade não ajuda tanto como antes devido à pandemia, porque muitos empresários tiveram de fechar os negócios”, disse à agência Lusa.

No entanto, destacou que tiveram “a ajuda do Governo português e é graças a isso que é possível fazer frente às grandes dificuldades porque os custos triplicaram com as desinfestações que têm de ser feitas no lar, as vacinas e as máscaras”.

“Tudo isso são despesas que todos os meses há que repor. Esperamos que a pandemia termine para voltar a fazer eventos para angariar fundos, porque são uma ajuda que entra perante tantos gastos mensais que temos”, explicou.

Criado em 1999 e com capacidade para albergar uma centena de pessoas, o Lar da Terceira Idade Padre Joaquim Ferreira foi projetado pela comunidade portuguesa da Venezuela e impulsionado pela Sociedade de Beneficência de Damas Portuguesas de Caracas.

O lar homenageia o padre Joaquim Ferreira, membro fundador e guia espiritual daquela associação benemérita, tem uma área de construção de cinco mil metros e 11 mil de zonas verdes e está situado na urbanização Los Anaucos Norte, 15 minutos a sul de Caracas.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 665 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas