March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:171 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:245 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:265 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Abate “exagerado” na mata do Camarido?



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A denúncia foi feita por Liliana Silva, vereadora do PSD em Caminha, que acusou de se ter feito um abate “exagerado” de eucaliptos e pinheiros centenários na mata nacional do Camarido. E, a Câmara Municipal de Caminha salientou que “ a gestão da Mata do Camarido e a empreitada em causa é da exclusiva responsabilidade do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a mais qualificada autoridade a nível nacional para a gestão florestal”.

A vereadora social democrata também acusou o instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, ICN, s de estar a realizar este abate com o intuito de vender a madeira.
Por sua vez, o instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em comunicado fez saber que o abate de árvores em curso na Mata Nacional do Camarido, em Caminha, “respeita” o Plano de Gestão Florestal aprovado, em 2010, para aquela área. Esta é uma operação de “gestão tecnicamente adequada e sustentável, tomando em linha de conta critérios ambientais, sociais e económicos” da Mata Nacional do Camarido.

Segundo o ICNF, o Plano de Gestão Florestal, aprovado em 2010, e “alvo de publicitação” e de “apresentação na comunidade local”, é “um instrumento técnico que determina, no espaço e no tempo, as intervenções de natureza cultural e de exploração dos recursos, visando a produção sustentada dos bens e serviços por eles proporcionado e, tendo em conta as atividades e os usos dos espaços”.
“No âmbito dessa gestão e da sua permanente monitorização.

A referida intervenção iniciou a 3 de Fevereiro e provavelmente irá terminar esta semana. Ainda, segundo o ICN esta intervenção resultou da “identificação do arvoredo em risco, imediato ou potencial, em face da ponderação de diversos critérios e parâmetros, com destaque para a avaliação da sua estabilidade, a sua localização junto de edificações e infraestruturas e ainda a consolidação de faixas de gestão de combustível”.

As intervenções visam “a redução de densidade de povoamentos puros no âmbito da condução das parcelas de pinhal e desbaste progressivo de acácias no âmbito da reconversão de povoamento de acácias em povoamentos puros e mistos com pinheiro”.

Após esta intervenção está previsto diversas intervenções visando a consolidação de faixas de gestão de combustível, a diminuição de riscos e suscetibilidades e a salvaguarda da segurança e conforto aos utilizadores da Mata”, refere ainda o ICNF.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 791 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas