March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:196 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1044 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2290 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:250 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

ADIADAS AS FESTAS E ROMARIAS DE PORTUGAL



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Só mesmo para o ano; mas há muita vida para além das festas! 

Somos, por natureza, um povo que gosta de celebrar, com muita paixão, as tradições, os usos e costumes; no país, mas também pelo mundo fora, onde a nossa Diáspora, se mostra orgulhosa de todo esse legado cultural e onde tudo é ainda mais intenso e sadio! Somos isso mesmo, um povo que gosta de expressar o seu sentimento de forma alegre e sedutora.

Prova disso são as centenas de festas e romarias, das mais singelas às mais mediatizadas, da pequena aldeia do Minho aos Açores! Somos isso mesmo: um misto de sagrado e de profano, numa relação sempre digna e dignificante da mais genuína tradição! Do folclore, da etnografia, do artesanato, da gastronomia, da nossa língua e literatura, do nosso saber e forma de estar na vida! Portugal que se afirma dentro e fora, com as mesmas causas e pelas mais elevadas razões altruístas, tão peculiares, tão nossas. Porque a vida deve ser uma festa esperamos sempre pela próxima ocasião, desta vez remetida para 2021 ou não fosse o rigor e a protecção, sobre uma tragédia humana e social, contra a qual devemos continuar a lutar, para vencer!

Precisamente e por imperativos que nos chegam de longe, por imposições legais, alheias da nossa vontade, não haverá manifestações, nem festas neste verão em 2020 pelas causas, já referenciadas e por isso assumidas! Tal facto não nos vai impedir de estar no lugar que nos é reservado; quer na praia, no campo, na serra e claro no burgo, de onde somos provenientes. Residentes e forasteiros, no rigoroso cumprimento das regras e do distanciamento, em defesa da saúde própria, mas também dos outros! É salutar e conveniente que assim seja, nesse modo de conviver; limitado, mas não confinado! O comércio local, os restaurantes, os feirantes e outros viandantes assumem e regem a sua conduta, sem precisar de lições e outras considerações, que roçam, nalguns casos, o ridículo! Claro que vai haver verão e com ele as merecidas férias, as viagens, as feiras, as compras, as danças, o saudável toque da concertina, os sabores e as cores, os sorrisos, sem nunca faltar a força da solidariedade e da amizade. Vai haver aquilo que quisermos que haja atendendo às condicionantes, que são para valer e que prevalecem, mas sem o poder de escravizar! Livres e responsáveis... Sempre!

Não teremos as festas e romarias naquela configuração habitual, popular e foliona. Não haverá, nem programas, nem incentivos ao ajuntamento de pessoas. Os responsáveis, muitos deles já expuseram a sua estratégia, que resulta das tão propaladas medidas preventivas à eventual propagação viral. Haverá no entanto, o dever de organizar e planear: o modo e facilidade de se poder frequentar: os cafés e restaurantes, as lojas e o comércio local, os serviços... Poderá ainda haver temas de (in)formação sobre a história e a vida da comunidade local. Há Concelhos que fazem jus à criatividade, também no âmbito do Turismo promovendo o melhor do seu potencial gastronómico, paisagístico e de rotas adaptadas, de lazer e contacto com a natureza, de habitação. Usando e muito bem plataformas que permitem criar e adaptar, num benéfico incentivo à partilha de experiências, com a família, amigos e até grupos. Foi notícia recente, que em Arcos de Valdevez se esgotou a oferta de habitação de turismo em espaço rural. Isso acontece quando se desenvolve um bom trabalho de casa, se cria um certa dinâmica empreendedora, com formas alternativas de manter e até de avivar a tradição, o património, a gastronomia, o próprio folclore, o artesanato, a feira e o feirão!

A pandemia adiou muita coisa, muitos e bons projectos, mas não deve adiar o dinamismo e a criatividade que nos deve preparar solidamente, para os tantos desafios que temos pela frente! Que se acabe com esse "estado de graça", de comiseração e de aparente benevolência! Em termos políticos há que olhar para novos e consideráveis horizontes desenvolver outras políticas, evoluir nas decisões, trabalhar arduamente para refazer a história, para valorizar a comunidade, desenvolver e atestar prioridades. Que aconteça aquela revolução que devolve uma nova esperança, de valorização e afirmação daquilo que somos e temos, muito para além das festas, do folclore e dos futebóis! O momento é de alerta e alguma perspicácia. O nosso futuro comum prepara-se no imediato! Não se aceitam desculpas, nem qualquer adjectivo ao seu abrigo. Mãos e também cabeça, na dedicação e na defesa de tudo o que nos envolve e atrai. Consolidar e valorizar tudo o que é nosso, no sentido da expansão e da criação de riqueza, tão necessária como urgente! Há muita vida, para além das romaria, que fica noutro plano de interesse e de adesão natural; é do povo, para o povo, que a sonha e depois a vive com intensidade.

A classe política, com destaque para os autarcas tem outras coisas, que são causas, para tratar e defender! Este é um tempo propício, para um histórico acordar, para a reafirmação, que valoriza e promove! Para operar aquela mudança outrora prometida, mas nunca consumada, nem assumida. Encarar com responsabilidade esta actualidade é saltar de um certo comodismo, para dar respostas concretas, para resolver, para elevar. Das percas e dos efeitos desta pandemia deve ressurgir uma nova vitalidade social e política; porque nada será com dantes. Queremos como dado certo, que não se alimento o deserto de ideias e de trabalho. Que à beleza natural, que nos envolve, se junte a qualidade e o prazer de viver e de trabalhar; Os Santos padroeiros, do seu pedestal, terão naturalmente a mesma opinião!

Luso.eu - Jornal das comunidades
António Fernandes
Author: António FernandesEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 643 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas