March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:170 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2270 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Águas do Alto Minho corrige até final de maio erros que afetaram 15 mil consumidores



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - O presidente do conselho de administração da Águas do Alto Minho apontou, hoje, para o final de maio a correção dos erros de faturação que afetaram 15 mil dos 107 mil consumidores da empresa, garantindo que "ninguém sairá prejudicado".

"A nossa expetativa de regularização total das notas de débito será no final do mês. Alguns vamos tentar resolver através da faturação de março, mas é um processo que ainda envolve 15 mil pessoas. Vamos mandar uma carta a cada uma das pessoas afetadas, explicando o que aconteceu, em cada caso concreto, e qual o valor de que está a ser ressarcido. Espero até fim de maio tenhamos isso, perfeitamente tranquilo, sendo certo que alguns terão isso resolvido antes disso", afirmou Carlos Martins.

O presidente, não executivo, do conselho de administração da Águas do Alto Minho( AdAM), que falava em conferência de imprensa realizada na biblioteca municipal de Viana do Castelo, pediu desculpa aos 15 mil clientes da empresa que foram afetados por erros na faturação dos meses de janeiro e fevereiro, e fez questão de "deixar bem claro" que "ninguém sairá prejudicado".

"Os clientes que já pagaram vão ver a devolução do valor que pagaram ou serão compensados, na próxima fatura, através de notas de créditos. Aqueles que ainda não pagaram, será anulada a fatura, emitida uma nova, com uma nova referência multibanco para procederem ao pagamento do valor correto. Que fique bem claro, ninguém saíra prejudicado de um processo de que não são culpados. Nós é que nos penalizamos por o ter causado", afirmou Carlos Martins.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe - Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito - Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) - reprovaram a constituição daquela parceria.

A nova empresa começou a operar em janeiro, "dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, a cerca de 107 mil clientes e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes".

No encontro presencial com os jornalistas, realizado com recurso a máscaras descartáveis e à distância de segurança, e onde marcaram presença, entre outros responsáveis, os autarcas de Viana do Castelo e de Caminha, Carlos Martins disse que "a fatura de março só será emitida quando estiver garantida a resolução dos problemas que acabaram por estar na origem dos erros que já foram identificados".

Em janeiro "esses erros afetaram 2% dos consumidores e, em fevereiro, a percentagem saltou para os 12%". Os clientes afetados distribuem-se pelos sete concelhos, sendo que "Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira apresentam uma maior percentagem de erros".

Já "cerca de 88% dos clientes estão a receber e a liquidar faturas, sem qualquer problema", assinalou.

Carlos Martins explicou que os erros de faturação identificados foram originados por situações distintas: uma, mais "fácil de resolver" que está relacionada com a transição de informação de sete sistemas municipais de faturação diferentes para um só sistema informático, da nova entidade, e a outra "tipologia de erro", que "mais preocupa" a empresa, diz respeito às "estimativas de consumo" e com a necessidade de "calibrar" o novo sistema de leitura aos consumos reais dos clientes.

"Ou por leituras defeituosas, ou por transferência da base de dados com algumas incorreções, o sistema não foi capaz de calibrar devidamente a leitura real, penalizando alguns clientes, sobretudo na distribuição do seu consumo pelos escalões, tendo sido empurrados para escalões com custo, por metro cúbico, mais elevado. Estes são os erros que nos preocupam bastante porque eram situações que não esperávamos, por se tratar da forma como o programa calculou estas situações", especificou.

Quanto às queixas de aumento do tarifário praticado pela AdAM, Carlos Martins, esclareceu que o "caso limite onde o agravamento de tarifas teve mais pressão" é o concelho de Paredes de Coura, "em que um consumidor de cinco metros cúbicos pagará mais 3,6 euros e um consumidor de 10 metros cúbicos pagará mais 7,3 euros", sendo que "nos restantes municípios as variações do tarifário são ligeiras, de cêntimos, como é o caso de Viana do Castelo, ou para valores intermédios como em Caminha".

 

 

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 664 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas