March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:196 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1044 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2290 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

“CHEIRINHO” A FEIRAS NOVAS, JUNTOU CENTENAS DE PESSOAS!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Um ano atípico, sem a celebração das tradicionais Festas do Concelho de Ponte de Lima, as tradicionais Feiras Novas, que decorreriam no passado fim de semana, traduziu-se contudo, numa aglomeração de gente!

Apesar da comissão organizadora da romaria e município local terem acordado apenas alguns eventos para assinalar aquela que seria a 194ª edição, o certo é que conterrâneos, forasteiros e turistas encheram as ruas e praças do centro histórico, acentuadamente ao pôr do sol e noite.

As esplanadas e restaurantes estiveram lotadas, permitindo assim aos seus proprietários recuperar algum do prejuízo que desde Março vinham acumulando.

Á boca do Passeio 25 de Abril, entroncando com o Largo de Camões, o arco festivo era símbolo de que a festividade estaria pronta para começar…. Gracioso, muito colorido e regionalista, é um novo marco das Feiras Novas nestes últimos anos!

Mas, o povo aderiu às principais actividades agendadas desde sexta - feira 11 do corrente, a segunda 15, este o dia dedicado às solenidades da padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Assim, o fim da tarde de sexta – feira, foi preenchido com a abertura da exposição de aguarelas – Quero ir às Feiras Novas – da autoria de Ricardo Ferreira, um limiano emigrante na Suíça.

O Sábado, novamente dedicado á cultura, teve o Teatro Diogo Bernardes como palco do do lançamento dum livro sobre a vida e a obra do cantador ao desafio Zé Cachadinha, falecido a 10 de Junho do ano transacto; a publicação, da autoria do seu colega e músico Augusto Canário, do célebre grupo Cantares do Minho, foi apresentada por Álvaro Campelo, antropólogo e docente da Universidade Fernando Pessoa.

O domingo, abriu com a realização da feira mensal de Velharias e Antiguidades (cada vez com mais modernices!), na popular Avenida 5 de Outubro (Plátanos), onde muitos foram os clientes que visitaram, mas sem uso de máscara facial, neste tempo de Covid – 19!!!

Finalmente, a segunda e derradeira data para assinalar a Festa á Senhora das Dores, começou com a Feira Quinzenal pelas 7,00 h, seguida uma hora depois com salva de morteiros (fogo do ar) e teve a Igreja Matriz como centro das solenidades. Pelas, 10,30 h houve missa solene em honra da Virgem, com cujo acto encerraram os momentos definidos para assinalar as Feiras Novas, melhor um “cheirinho” da sua importância, referência no mapa de Festas e romarias ibéricas, importante aglutinação anual de famílias e amigos, que este ano, apesar de suspensas, mantiveram milhares de pessoas no perímetro urbano da sede do concelho. Os bares, pelo tempo de pandemia que atravessamos encerraram á 1 h da madrugada, sob rigorosa vigilância da PSP para cumprimento da legislação em vigor.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 673 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas