March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:193 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1043 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2289 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

Covid-19: Cafés e restaurantes de Beja isentos de taxa de esplanadas este ano



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - Cafés e restaurantes do concelho de Beja estão isentos de pagar a taxa municipal relativa a esplanadas este ano, o que permite terem gratuitamente áreas exteriores para compensar as reduções nas lotações interiores devido à covid-19.

A informação foi dada hoje à agência Lusa pelo vice-presidente do município, Luís Miranda (PS), que acrescentou que o objetivo é "mitigar efeitos da pandemia".

Segundo o autarca, a isenção, que já era aplicada aos estabelecimentos de restauração situados no centro histórico da cidade de Beja, foi alargada a todos os cafés e restaurantes do concelho devido à pandemia e durante este ano.

A medida visa contribuir para a redução de despesas dos estabelecimentos de restauração do concelho de Beja, porque, no âmbito das medidas decretadas pelo Governo para combate à propagação do novo coronavírus responsável pela doença covid-19, uns tiveram de fechar e outros continuaram a funcionar, mas com menos clientes, vendas e faturações, e, por isso, "começaram a ter problemas financeiros", explicou.

Agora na fase de desconfinamento, os estabelecimentos de restauração vão reabrir no dia 18 deste mês e os interessados poderão "aproveitar a isenção" para, "nos casos em que for possível", aumentarem ou criarem esplanadas sem terem de pagar a respetiva taxa mensal até ao final deste ano, disse.

Desta forma, frisou o autarca, estabelecimentos de restauração vão poder ter esplanadas "gratuitamente" até final deste ano para "compensar" as reduções nas lotações interiores, já que o Governo autorizou a reabertura de cafés e restaurantes no dia 18 deste mês, mas com lotação de 50% e adotando regras de segurança sanitária e distanciamento social.

Desde a aprovação da isenção e até hoje, o município não recebeu qualquer pedido ou comunicação prévia de aumento ou criação de esplanadas, mas é "natural" que comecem a aparecer, sobretudo a partir do dia 18 deste mês, quando os cafés e restaurantes reabrirem, disse o autarca.

Luís Miranda frisou que as esplanadas terão de respeitar as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros entre as pessoas e garantir o cumprimento da legislação em vigor.

Portugal contabiliza 1.144 mortos associados à covid-19 em 27.679 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia divulgado hoje.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.




Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 793 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas