March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:154 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1039 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2059 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:241 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:263 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:384 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1252 Opinião

Covid-19: Início do ano letivo justifica data para regresso à situação de contingência – DGS



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A diretora-geral da Saúde justificou hoje a data apontada para o regresso à situação de contingência em Portugal continental com o início do ano letivo, que vai gerar “um movimento social em massa”.

O Governo anunciou na quinta-feira que durante a próxima quinzena a generalidade de Portugal continental continuará em alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em contingência, passando todo o continente à situação de contingência em 15 de setembro.

Questionada sobre os critérios para a escolha desta data, Graça Freitas referiu o início do próximo ano letivo, que arranca entre 14 e 17 de setembro com a retoma das atividades presenciais.

“O que vai acontecer no dia 14 [de setembro] são milhões de pessoas que retomam a sua atividade letiva, isto vai gerar um movimento populacional bastante intenso”, afirmou durante a habitual conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica em Portugal.  

Segundo a diretora-geral, a reabertura das escolas vai juntar muitas pessoas e, partindo do “princípio da precaução”, é necessário acautelar aquilo que será “um movimento social em massa” com o reforço das regras.  

“São os alunos, os professores, os funcionários, mas também quem cuida destas crianças e destes jovens e os vai deixar à escola”, acrescentou.

Na quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que a decisão se prende também com a necessidade de preparar o outono e o inverno, antecipando que na semana que se inicia em 07 de setembro serão anunciadas as medidas que passarão a estar em vigor a partir da última quinzena desse mês.

Ainda sobre o regresso às aulas, Graça Freitas recordou que as orientações do Ministério da Educação foram definidas, em colaboração com a direção-geral da Saúde, e são conhecidas, mas admitiu que alguns estabelecimentos de ensino possam ter mais facilidade do que outros em aplicá-las.

“É normal que aquelas regras gerais que poderão ser aplicadas em condições ideais possam ter que ser revisitadas para encontrar soluções alternativas para eventuais problemas. Uma coisa são as orientações, outra é a capacidade de operacionalizar essas orientações”, reconheceu.

No entanto, acrescentou, os Ministérios da Educação e da Saúde estarão disponíveis para apoiar as escolas naquilo que possa vir a ser a necessidade de implementar soluções alternativas, por exemplo, para o caso de alunos e professores pertencentes a grupos de risco.

Graça Freitas considerou ainda que, provavelmente, a operacionalização das orientações da tutela terá de ser revisitada e adaptada ao longo do ano letivo, explicando que “há coisas que só se podem verificar quando são implementadas”.

Portugal registou mais seis mortes associadas à covid-19 e 401 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.         

De acordo com os dados da DGS, desde o início da pandemia até hoje, registaram-se 57.074 casos de infeção e 1.815 mortes.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 489 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas