Direção Geral do Património propõe classificação do Palacete Jardim na Covilhã



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai propor a classificação como monumento de interesse público (MIP) do Palacete Jardim, na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Segundo o anúncio hoje publicado em Diário da República, está em causa o projeto de decisão relativo à classificação daquele palacete, situado na Avenida Frei Heitor Pinto, bem como a fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP).

Assinado pelo diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, o despacho refere que a proposta de classificação será remetida à secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, com fundamento em parecer da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura.

A informação acrescenta que os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, proposta de restrições a fixar e planta com a delimitação do conjunto e da proposta de ZEP) estão disponíveis nas páginas eletrónicas da Direção-Geral do Património Cultural (www.patrimoniocultural.pt), da Direção Regional de Cultura do Centro (www.culturacentro.gov.pt) e da Câmara Municipal da Covilhã (www.cm-covilha.pt).

Além disso, o processo administrativo original está disponível para consulta, mediante marcação prévia, na Direção Regional de Cultura do Centro, em Coimbra.

A consulta pública terá a duração de 30 dias úteis.

Em janeiro de 2020, a Câmara da Covilhã já tinha aprovado por unanimidade o parecer favorável para a classificação daquele edifício, que fica no centro da cidade e que é propriedade privada.

Na altura, o presidente do município, Vítor Pereira, explicou a importância do processo para salvaguardar a história e identidade daquele palacete e lamentou que a autarquia não tenha recursos financeiros para poder comprá-lo.

Projetado pelo arquiteto Ernesto Korrodi na década de 20 do século XX, o Palacete Jardim é considerado o exemplar arquitetónico de Arte Nova, lê-se na informação disponibilizada na página na internet da DGPC.

“Mandado edificar por José Maria Bouhon, proprietário da Fábrica do Sineiro, o palacete está implantado numa das zonas nobres da cidade. Possui planta retangular, marcada pela disposição de alpendres e varandas salientes.

No seu conjunto, destaca-se a harmoniosa mistura de materiais, como o granito, azulejo, mármore e ferro. Dividindo-se em dois pisos, o palacete apresenta na fachada principal um alpendre e várias janelas de diferentes molduras”, está detalhado.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.