March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:192 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

Dragagem do portinho de Vila Praia de âncora: realidade ou ficção?



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


A realidade é que o assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, é um problema recorrente ... Os acidentes e a morte espreitam a cada saída e entrada no portinho de pesca, que “não é desassoreado há vários anos”.

Os pescadores locais reivindicam e alertam que os riscos que correm a cada dia de faina são enormes e que ainda não se fez uma intervenção de fundo no portinho de Vila Praia de Âncora e que só se faz desassoreamentos parciais que não resolvem o problema”.
A operação de desassoreamento do portinho de Vila Praia de Âncora foi considerada como prioritária, em 2012, pela secretaria de Estado do Mar, por a situação condicionar a atividade piscatória.

Recentemente, a Câmara Municipal de Caminha em comunicado assumiu “os riscos e garantir que a dragagem do Portinho de Vila Praia de Âncora não fique suspensa”. Miguel Alves, líder socialista da autarquia de Caminha, assumiu “o pagamento de indemnização que eventualmente vier a ser decretada a propósito do processo em curso no âmbito da empreitada dos Caldeirões. De outra forma, a dragagem ficaria para já suspensa e poderia até não vir a acontecer”.

Este autarca sublinhou que podemos correr o risco de nunca mais termos dragagem no Portinho de Vila Praia de Âncora. Percebo as cautelas da Polis Litoral Norte e o receio que têm de avançar com o risco de pagar uma indemnização mas os pescadores têm que ir para o mar, as famílias dos pescadores têm que ter ganha-pão, os pescadores desportivos e de lazer têm que poder tirar partido das suas embarcações e tudo em segurança. Suspender agora a empreitada é colocar em risco que ela alguma vez possa acontecer”.

Recordar que á cerca de dois anos, a Polis Litoral Norte – Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, tomou a decisão de contratar a empreitada que foi designada como “Alimentação Artificial, Proteção e Reabilitação do Sistema Costeiro Natural da Duna dos Caldeirões” que, através do reforço daquele cordão dunar, permitiria a dragagem do Portinho de Vila Praia de Âncora.

A adjudicação aconteceu em Novembro de 2020, mas, através de uma acção de contencioso pré-contratual interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, pela empresa que ficou em segundo lugar no concurso público, foi impugnado o ato em causa.
No texto da proposta informa-se ainda que tal ação não suspende o contracto celebrado, permitindo, assim, a consignação da obra que aconteceu no passado dia 26 de Março. Segundo nota vinculada pelo município de Caminha, “de todo o modo, existe a possibilidade da acção ser julgada procedente, vendo-se a Polis na posição de ter que indemnizar a empresa reclamante caso os trabalhos sejam iniciados.

O presidente de câmara decidiu acautelar esta situação e em reunião do executivo prpôs que a autarquia assumisse os “RISCOS E garantisse a dragagem DO PORTINHO DE Âncora”.
Ontem, em nota de imprensa os vereadores do PSD de Caminha, referiram que “afinal o desassoreamento do Portinho de Vila Praia de Âncora não depende do pagamento de qualquer indemnização”.

“Diz na clausula 19º do documento que, e cita-se “ O presente contracto entra em vigor na data da sua assinatura, apenas produzindo os seus efeitos legais e contratuais após a concessão do visto prévio do Tribunal de Contas. O Tribunal de Contas deu, entretanto, o respetivo visto. Assim sendo, o próprio empreiteiro, fica a saber que vai avançar com a obra dentro dos prazos definidos. Havendo o contrato assinado pelas partes e o visto do Tribunal de Contas, não pode a Pólis Litoral Norte, por livre arbítrio, decidir não avançar com uma obra depois de ter assinado o respetivo documento.

Nada impede que a obra não avance. Nenhuma questão legal inviabiliza o seguimento desta empreitada. Mesmo havendo questões em tribunal para serem decididas, as mesmas não são obstrutivas para o seguimento da obra, conforme refere o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto e cita-se “não existir fundamento para decretar a suspensão dos efeitos do contrato celebrado, permitindo assim a imediata consignação da obra””, salientam em comunicado os vereadores sociais democratas.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 730 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas