March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:196 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1044 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2290 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

José Manuel Fernandes alerta para urgência no reforço da prevenção contra fogos



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


. Em defesa do património do país, como é o Parque Nacional da Peneda-Gerês 

. Périplo com presidente da Câmara de Terras de Bouro evidenciou importância do turismo para a economia e para a coesão

Em visita ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, o eurodeputado José Manuel Fernandes deixou um alerta para a urgência de um reforço suplementar das medidas de prevenção contra os fogos, face aos riscos elevados previstos para este Verão e à necessidade de salvaguardar um importante património do país.

“É necessário relembrar que os incêndios são uma tragédia no nosso país. Têm causado a perda de vidas humanas, de biodiversidade e de património. A solução está na prevenção. Cada um tem de fazer a sua parte e há trabalho e investimentos que não podem ser adiados ou desvalorizados”, desafiou José Manuel Fernandes.

Num périplo pelo PNPG acompanhado pelo presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, o eurodeputado lamentou que continuem a faltar recursos importantes no combate aos fogos florestais, como é o caso, por exemplo, das comunicações móveis.

“Portugal tem um único parque nacional, que é preciso preservar e cuidar. O Governo tem de valorizar a floresta e ter uma verdadeira política florestal”, apontou José Manuel Fernandes, lembrando que a União Europeia tem procurado fazer a sua parte, em termos de medidas de valorização ambiental e da biodiversidade, assim como de recursos para ajudar os Estados-Membros em caso de tragédias.

O Mecanismo Europeu de Proteção Civil tem vindo a ser reforçado, incluindo ao nível de meios aéreos que podem ser importantes para reforçar o combate a incêndios florestais, num verão para o qual as projeções apontam para riscos “acima da média” na UE.

A situação é mais preocupante para países com o Portugal, o país que mais incêndios tem registado nos últimos anos na Europa. Há ainda riscos agravados ao nível de incêndios rurais, com especial perigosidade para as zonas serranas do Gerês e interior Norte, conforme indica a Cartografia da Perigosidade Estrutural 2020 divulgada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

“Numa altura em que o convite é para fazermos turismo cá dentro, não podemos descurar a importância de proteger e valorizar o nosso património e as nossas mais-valias, como são a natureza, a biodiversidade, a cultura e o património histórico, aliados à nossa boa gastronomia, ao alojamento local e extraordinária hospitalidade das nossas gentes”, vincou José Manuel Fernandes.

O autarca Manuel Tibo salientou os bons exemplos do concelho de Terras de Bouro para a valorização da “oferta turística de excelência” da região, onde sobressaem as paisagens paradisíacas e o ambiente rural das aldeias típicas, um vasto património cultural e religioso, como os caminhos e santuário de S. Bento, trilhos e percursos pedestres, praias fluviais, entre outros.

A propósito do grande impacto do turismo na economia nacional, o eurodeputado salientou a importância da atividade turística em territórios de baixa densidade, fora dos circuitos de massas, mas com um contributo ainda mais determinante como “motor de desenvolvimento, de emprego e crescimento, e também como elemento de coesão territorial, económica e social”.




Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 637 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas