March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:164 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2269 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Movimento SOS Serra de Arga denuncia ilegalidades na consulta pública



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Em comunicado o movimento SOS Serra de Arga denunciou que a “consulta pública do lítio desrespeita a lei porque as câmaras municipais não foram consultadas na elaboração do relatório de avaliação ambiental preliminar para exploração do metal”.

Recordar que o relatório de avaliação ambiental de avaliação ambiental preliminar do programa de prospecção e pesquisa de lítio das oito áreas potenciais para o lançamento do concurso foi colocado em consulta pública no passado dia 28 de Setembro, dois dias após as eleições autárquicas.

“Isto evidencia má fé da parte da promotora do relatório e pior o desrespeito pelo preceituado nos artigos 3.° e 5.° do Decreto-lei 232/2007 de 15 de junho”, prossegue o comunicado.

O movimento SOS Serra de Arga vai mais longe e exige à [Direção-Geral de Energia e Geologia] que retire o relatório da consulta pública e reinicie o processo”.

Caso esta reivindicação não seja acatada, “o Movimento apela a todas as câmaras municipais que impugnem este processo”.

Ainda no seu comunicado este movimento refere também que o relatório se baseia no pressuposto de que o decreto-lei 30/2021 de 07 de maio “está em vigor, o que é falso”.

“Este decreto-lei, conhecido como ‘lei das minas’, foi chamado à Assembleia da República por vários deputados para apreciação parlamentar, discussão que ainda não foi agendada”.

A Serra de Arga está actualmente em fase de classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional, numa iniciativa conjunta dos municípios de Caminha, Viana do Castelo, Ponte lima e Vila Nova de Cerveira, para garantir a proteção daquele território de eventuais projetos de prospeção ou exploração de lítio e de outros minerais.

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje, em La Toja, Espanha, que a existência de reservas de lítio nas regiões de fronteira, quer do lado português, quer do lado espanhol, pode ser uma “oportunidade de desenvolvimento”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Isabel Varela
Author: Isabel VarelaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 470 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas