March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:192 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

Projeto internacional liderado pela UC recebe 10 milhões de euros



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Num comunicado de imprensa, a Universidade de Coimbra (UC) fez saber que o projecto internacional liderado pelo cinetista Domingos Xavier Viegas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, acaba de receber 10 milhões de euros para o estudo de grandes incêndios florestais. 

Este projecto, intitulado FirEUrisc - Desenvolvendo uma estratégia holística e baseada no risco para a gestão de incêndios florestais na Europa, foi aprovado no âmbito do programa Horizon 2020 da União Europeia, com o intuito de constuir um futuro climaticamente resilente e baixo em carbono, mas propriamente para se conseguir uma abordagem de gestão integrada do fogo na UE. 

Ambicioso, o projecto junta 39 países  - alemanha, Austrália, Bélgica, Candá, Chipre, Espanha, Estados Unidos da América, França, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Israle, Itália, portugal, Reino Unido, roménia, Suécia e Ucrânia. Terá a duração de quatro anos e o seu principal objectivo será utilizar o conhecimento cient'ifico existente, para atualizar os sistemas de avaliação de risco de incêndio florestal, incluindo alguns fatores que ainda não sâo tomados em consideração, propondo desta forma medidas eficazes para reduzir este risco e adaptar as estratégias de gestão de incêndios às mudanças climáticas e socioeconómicas futuras. 

De acordo com este comunicado, Xavier Viegas refere que estas metas "serão alcançadas em estreita colaboração entre investigadores, utilizadores e cidadãos". O projecto abordará "todos os tipos de incêndios florestais, com foco particular em mega-incêndios, a interface urbano-florestal e os desafios dos incêndios emergentes no norte da UE", segundo o cientista será implementando uma "plataforma operacional que apoie a coordenação conjunta, treino profissional e exercícios operacionais, envolvendo várias partes interessadas e abordando todas as tarefas relevantes de gestão de incêndios florestais" que se conseguirá melhorar a proteção dos cidadãos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Carla Pimenta
Author: Carla PimentaEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 709 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas