March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:193 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1043 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2289 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

REEDIÇÃO DE LIVROS DO CONDE DE AURORA



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


Uma parceria entre a família e entidades oficiais deverá permitir a reedição de duas das mais apreciadas obras do magistrado, escritor e gastrónomo José António de Sá Coutinho (Conde d´Aurora) anunciou a sua neta no decorrer da homenagem que decorreu na passada quinta – feira.

Recordemos, que a evocação da Figura Limiana foi organizada pela família em parceria com o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, por ocasião do 125º aniversário do seu nascimento (29 de Abril de 1896).

Rosário Sá Coutinho, revelou que a selecção literária do avô recaiu no D. Aleixo, lançado em 1921, e O Pinto, surgido em 1935. Um terceiro volume a incluir no estojo próprio que acondicionará as obras, vai reunir estudos críticos sobre o Conde de Aurora, da autoria de docentes universitários, publicistas e outros colaboradores, assinalou.

Ainda sobre a efeméride da semana passada, associaram-se ao acto, a Câmara Municipal, Real Associação de Viana do Castelo, Assembleia de Freguesia da vila e descendentes dos proprietários/cozinheiras dos restaurantes locais e da capital do distrito salientados pelo Conde de Aurora, nomeadamente na terceira edição do seu Roteiro da Ribeira Lima, surgido em 1959, com “… a mais refinada cozinha da Clara Penha, no Pinheiro, (hoje do “Genro – do – Luís – da Clara”); ou do Gaio, ao Chafariz; ou no Passeio, o Encanado, o Catrina e o Chico – Bota – a – Linha; a Zefa do Rei, á Feira do Gado; a Petiscas (…).Eram famosos os bolos de Trás da Matriz [Vilar], mas hoje só por encomenda “.

No capítulo dedicado á Princesa do Lima, o monografista exalta o Restaurante “Margarida da Praça… onde se comia o melhor bacalhau do mundo (…) e na sofisticada Zefa Carqueja, ou em qualquer de “As do Freitas” primitiva e dissidência, no “Facho”, no “Rio Lima “. E, para regar todos esses pitéus, também roteiro de vinhos sugeridos pelo titular “(…) bom vinho verde … em Monção, esse branco de Moreira ou de Beiral, esse tinto de Refojos, de Padreiro, de Geraz “.

Os dois trechos foram recitados na homenagem, respectivamente, por Miguel Aires de Campos (Universidade de Oxford, Inglaterra) e outro neto do homenageado: Francisco Sá Coutinho. Com mais de três dezenas de convidados, tudo terminou com uma degustação no amplo jardim da Casa da Aurora, onde os cuidados face á Covid – 19 eram notórios: gel desinfectante, distanciamento social, uso de máscara e distribuição do serviço por várias mesas. Entre os produtos em apreço, enumeremos: Folar Limiano, Maravilha do Lima e semi - frio de sabores (Doce Encontro); Roda de Pão de Ló e Doce de Gema (Havaneza), alheira de galo e lombo do cachaço (MinhoFumeiro), tudo molhado com Loureiros da Adega Cooperativa e Casa da Cuca, de Moreira de Lima.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 589 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas