March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:192 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2288 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:248 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1256 Opinião

Tampa de sarcófago medieval, descoberta em Ponte de Lima!



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


No âmbito de passeios culturais pelo concelho, á procura de pedras de armas ou brasões para um inventário em curso, o genealogista e heraldista Miguel Ayres de Campos – Tovar, doutorado em História Medieval em Londres, descobriu uma tampa de sarcófago quatrocentista (?), abandonada num depósito de pedras!

O achado arqueológico vai merecer um estudo, pois trata-se dum testemunho de túmulo medieval, semelhante ao arcossólio datado de 1391, existente na capela românica de Santa Eulália, em Refóios de Lima, revelou o investigador residente em Londres, mas com estadas nos seus solares de Ponte de Lima (Sá) e Barcelos (Abade do Neiva).

A tampa da arca tumular descoberta a meia dúzia de quilómetros da sede do município, contém iconografia, com a representação duma cruz de Avis gravada, o que pode testemunhar tratar-se da última morada dum fidalgo cavaleiro daquela Ordem. Registe-se, que essa instituição surgida pelo século XII para defender Évora dos mouros foi extinta com o governo provisório da República, mas reorganizada em 1918 e depois 1962, como Ordem Honorífica tendo como Grão-Mestre o Presidente da Nação. A tampa do sarcófago, toda ela executada em granito da região, é ilustrada com a cruz de pontas terminadas em flor de lis, também gravada em moedas mandadas cunhar pelo rei D. João III, designadamente o meio tostão que circulou desde 1555.

Na opinião do gestor de coleções privadas de arte em Inglaterra, Miguel Campos, sugere que a tampa do sepulcro com 700 anos ou mais, seja “exposta condignamente no adro da igreja paroquial”, em cujo templo servira até anos atrás, de soleira da porta lateral, segundo testemunhos de paroquianos.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito MoraisEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 856 guests and no members online

 
 
0
Partilhas
0
Partilhas