March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:199 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1045 Opinião

Touradas: prática cultur…

Mar 16, 2024 Hits:382 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2293 Opinião

NOITE ELEITORAL E A CONFU…

Mar 11, 2024 Hits:186 Opinião

A mudança está nas mão…

Mar 08, 2024 Hits:342 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:253 Crónicas

AUMENTO DE PENAS DE PRIS…

Mar 04, 2024 Hits:306 Opinião

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:388 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

Bruxelas exorta países da UE a evitarem encerramento de fronteiras



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - A Comissão Europeia exortou hoje os Estados-membros a evitarem o encerramento de fronteiras e as interdições generalizadas de viagens, numa carta enviada aos 27 países da União Europeia (UE).

A coordenação europeia sobre as restrições que entravam a livre circulação na UE será um dos assuntos em debate na cimeira de 25 de fevereiro.

Numa carta dirigida aos ministros do Interior e da Justiça dos países da UE, citada pela AFP, os comissários europeus da Justiça, Didier Reynders, e dos Assuntos Internos, Ylva Johansson, lembraram que os Estados-membros chegaram a acordo para organizar em conjunto as restrições, no quadro da "recomendações" atualizadas no início de fevereiro.

"Pedimos que garantam coerência nas medidas relativas a deslocações no seio da UE", escrevem os dois comissários.

"É de uma importância fundamental que todas as medidas estejam de acordo com os princípios da não discriminação e da proporcionalidade. Em particular, os encerramentos de fronteiras ou a proibição geral de viagens devem ser evitados", defenderam os membros da Comissão, advertindo que não podem ser permitidas "perturbações nas cadeias de abastecimento e no mercado interno, em particular se isso puder afetar a distribuição de vacinas".

A Alemanha está desde domingo a filtrar as passagens fronteiriças com a República Checa e com o Tirol austríaco para conter a propagação de novas variantes do coronavírus, uma medida que foi hoje prolongada até ao início de março. Os passageiros que querem atravessar a fronteira e os motoristas de camiões têm de apresentar um teste PCR negativo feito recentemente.

Esta medida levou Viena a controlar a sua fronteira com Itália, o que causou na segunda-feira grandes engarrafamentos.

Na Bélgica, todas as viagens não essenciais de e para o país estão proibidas desde o final de janeiro. A Comissão considera a medida, que foi prolongada até 01 de abril, problemática dado que não tem em conta a situação epidemiológica da região de origem ou de destino do viajante.

No entanto, para contrariar estas medidas unilaterais, a margem de manobra da Comissão é "limitada", reconhece o executivo europeu, sendo o procedimento de infração - que pode levar a Comissão a remeter o caso para o Tribunal de Justiça da UE - uma opção considerada pouco adequada à urgência da situação e à evolução das medidas.

Além da Alemanha e da Bélgica, sete outros países da UE e do espaço Schengen adotaram medidas de controlo fronteiriço em resposta à pandemia: Portugal, Dinamarca, Hungria Áustria, Finlândia, Noruega e Espanha, segundo a Comissão.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

luso.eu Jornal Comunidades

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 1377 guests and no members online

 
 
 

Gostou do que está a ver?

Clique nos botões abaixo para nos seguir, você não vai se arrepender...