March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:164 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2269 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

Missão da UE na cimeira G7 é “apoiar agenda para a ação global” - Zacarias



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


 (Lusa) – A secretária de Estado dos Assuntos Europeus afirmou hoje que a “missão” da União Europeia (UE) para a cimeira do G7, que decorre entre 11 e 13 de junho, é a de “apoiar uma agenda para a ação global”.

“A missão geral da UE para o encontro é clara: apoiar uma agenda para a ação global, baseada num empenho claro relativamente à cooperação internacional, num empenho claro relativamente ao multilateralismo e a uma ordem internacional aberta, resiliente e baseada em regras”, apontou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Ana Paula Zacarias falava num debate da sessão plenária do Parlamento Europeu (PE) sobre a cimeira G7, que decorre na Cornualha, Reino Unido, e que irá juntar os líderes dos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão, e União Europeia (UE).

Abordando os diferentes pontos onde a “agenda para a ação global” se deve centrar, Ana Paula Zacarias começou por referir a atual pandemia de covid-19, que precisa de “cooperação global para conseguir ser ultrapassada”, indicando que, em termos multilaterais, “precisa de ser feito mais”.

“A presidente [da Comissão Europeia] Von der Leyen explicou claramente o que estamos a fazer em termos de exportações e de apoio à produção de vacinas, mas precisa de ser feito mais, é necessária uma resposta multilateral mais forte”, sublinhou a secretária de Estado, instando “as economias avançadas do G7” a também “partilharem doses de vacinas através da iniciativa COVAX”.

Indicando que a “solidariedade” continua a ser a “chave” para “lidar com os efeitos económicos da pandemia”, Ana Paula Zacarias apelou ao "trabalho conjunto para lutar contra a fome e a pobreza no mundo", e referiu-se à “nova alocação geral de Direitos Especiais de Saque, que não tem precedentes em termos de tamanho, e que está a ser preparada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI)”.

"Os Estados-membros da UE apoiaram esta iniciativa e estão a discutir a melhor maneira de canalizar estes recursos para os países mais vulneráveis", precisou a responsável.

No que se refere à preparação do mundo para uma “próxima pandemia”, Ana Paula Zacarias abordou a Cimeira Mundial da Saúde, que decorreu em 21 de maio em Roma, qualificando o número de iniciativas lançadas durante essa ocasião – entre as quais a criação de um “tratado internacional sobre pandemias” – de “oportunidade que não deve ser perdida”.

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus abordou ainda a luta contra as alterações climáticas e as duas principais conferências sobre o tema que irão ter lugar este ano: a COP26 sobre o Clima, que decorrerá em Glasgow em novembro, e a COP15 sobre a Biodiversidade, que terá lugar em Kunming, na China, em outubro.

“O sucesso da COP26 irá depender do nível de ambição de todas as partes. A UE já submeteu as suas CDN ambiciosas [metas nacionais climáticas]. Seria importante o G7 mostrar um nível igual de ambição e de liderança, com compromissos claros”, salientou a responsável.

Destacando ainda o compromisso alcançado pelos ministros das Finanças dos G7 relativo a uma taxa mínima de IRC de 15% para as multinacionais, Ana Paula Zacarias “saudou” o acordo, e mostrou-se esperançosa de que este possa criar as bases “para trabalho futuro”, tanto no quadro do G20, como da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 641 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas