March 19, 2024

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:164 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:226 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:324 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1198 Opinião

Quero ser uma árvore

Feb 24, 2024 Hits:805 Crónicas

UE/Presidência: Costa assina em Bruxelas regulamento do mecanismo recuperação



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, em representação do Conselho da União Europeia, vai assinar na sexta-feira, em Bruxelas, o regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, aprovado esta semana pelo Parlamento Europeu.

De acordo com uma nota divulgada pelo gabinete do chefe de Governo, Costa assinará o regulamento que lança aquele que é o pilar do pacote de recuperação da União Europeia face à crise da covid-19 numa breve cerimónia a ter lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, às 10:20 locais (09:20 de Lisboa).

Antes, Costa terá um breve encontro com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, participando os três líderes numa conferência de imprensa conjunta a decorrer imediatamente a seguir à cerimónia de assinatura do regulamento.

O Parlamento Europeu aprovou esta semana o regulamento que cria o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal pilar do pacote de recuperação da União Europeia (UE) para fazer face à crise socioeconómica provocada pela pandemia de covid-19.

Numa votação realizada na terça-feira à noite, e cujo resultado foi anunciado pelo presidente da assembleia, David Sassoli, no início da sessão de quarta-feira, em Bruxelas, o Mecanismo recebeu o voto favorável de 582 eurodeputados, 40 votos contra e 69 abstenções.

Com esta aprovação pelo Parlamento Europeu, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência entrará em vigor ainda na segunda quinzena do corrente mês.

Os Estados-membros poderão então começar a submeter oficialmente os seus planos nacionais de recuperação e resiliência para aceder aos fundos, depois de avaliados pela Comissão Europeia e adotados pelo Conselho, atualmente sob presidência portuguesa.

Dotado com 672,5 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência é o principal elemento do pacote de recuperação acordado em 2020 pela UE para fazer face à crise social e económica provocada pela pandemia de covid-19, o ‘NextGenerationEU’.

Imediatamente após a aprovação do Parlamento Europeu, António Costa recorreu à rede social Twitter para a saudar "vivamente" e reforçar o apelo no sentido de os Estados-membros apresentarem o mais rapidamente possível os seus planos nacionais.

"Saúdo vivamente a aprovação hoje pelo Parlamento Europeu do regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Fica aberto o caminho para a sua rápida entrada em vigor, permitindo que os planos nacionais de recuperação sejam apresentados o mais rápido possível", escreveu António Costa.

Na sua mensagem, o primeiro-ministro de Portugal, país que preside ao Conselho da União Europeia até junho, acrescentou que "é urgente pôr em prática uma recuperação justa, verde e digital".

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 396 guests and no members online

Top News Embaixada

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas