March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:170 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2270 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:245 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

UE/Presidência: Plataforma digital para cidadãos debaterem futuro da Europa é lançada hoje em Bruxelas



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) - A plataforma digital multilingue que vai permitir a todos os cidadãos da União Europeia dar a sua opinião sobre o Futuro da Europa é oficialmente lançada hoje em Bruxelas com o lema “O futuro está nas suas mãos”.

A plataforma, interativa e multilingue, visa dar aos cidadãos um papel maior na definição das políticas europeias, sendo o instrumento central da Conferência sobre o Futuro da Europa, que vai ser inaugurada oficialmente a 09 de maio e que decorre até à primavera de 2022.

Através da plataforma, os cidadãos “vão poder dar a sua opinião sobre qualquer tópico que considerem importante para o futuro da UE”, “apresentar as suas ideias, comentar as ideias de outros, criar e participar em eventos” para discutir o futuro da UE.

Ela será “um local onde todos os contributos serão reunidos e partilhados”, vai ter “um mecanismo de ‘feed-back’ [que] irá agregar e analisar os pontos-chave levantados para que possam ser tidos em conta” e uma lista, e um mapa, dos eventos organizados a nível local, regional, nacional e europeu.

A ferramenta digital, assegurou recentemente a Comissão Europeia, foi desenvolvida tendo em conta a ameaça da desinformação, do discurso de ódio e de outras interferências, como os ‘trols’ (provocadores) ou ‘bots’ (aplicações para simular ações humanas).

Uma equipa de moderadores, nativos de todas as línguas oficiais da UE, vai ”monitorizar constantemente os conteúdos da plataforma” e estará sempre operacional e pronta a intervir rapidamente quando forem detetados conteúdos inapropriados, além de que qualquer utilizador, ou seja, qualquer cidadão que se tenha registado para participar na plataforma, pode sinalizar conteúdos ofensivos.

A plataforma será hoje apresentada pelos três copresidentes do conselho executivo da Conferência, a comissária da Democracia, Dubravka Suica, em representação da Comissão, a secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, em representação do Conselho da UE, e o eurodeputado Guy Verhofstadt, pelo Parlamento Europeu.

Prevista originalmente para ‘arrancar’ em maio de 2020 e durar dois anos, a Conferência sobre o Futuro da Europa foi adiada não só devido à pandemia da covid-19, mas também a diferenças em torno do modelo de governação deste fórum, que afinal prolongar-se-á por sensivelmente um ano, até à primavera de 2022.

A plataforma estará assim disponível ainda antes do lançamento formal da Conferência, previsto para 09 de maio, Dia da Europa, em Estrasburgo.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, porque exerce até 30 de junho a presidência rotativa do Conselho da UE, pelo presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 536 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas