March 28, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:164 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1042 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2269 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:242 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:264 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:385 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1253 Opinião

UE/Presidência: Portugal apoia advertências de Bruxelas sobre restrições à circulação



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) apoiou hoje a advertência feita pela Comissão Europeia aos Estados-membros no sentido de respeitarem a abordagem comum acordada à gestão da livre circulação e não imporem restrições desproporcionadas.

No final de uma videoconferência dos ministros dos Assuntos Europeus, que preparou a cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE da próxima quinta-feira consagrada à coordenação europeia no combate à pandemia da covid-19, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, que presidiu ao encontro desde Lisboa, apontou que a livre circulação no espaço comunitário será certamente um dos assuntos a ser abordado pelos líderes dos 27.

Questionada sobre o facto de, volvido praticamente um ano desde a chegada da pandemia à Europa, alguns países continuarem a adotar unilateralmente medidas restritivas no que se refere à livre circulação, Zacarias admitiu que esta “é de facto uma questão muito complexa”, até por ser da competência dos Estados-membros, mas recordou que “há recomendações do Conselho em matéria de circulação interna”, adotadas pelos 27, que, não sendo vinculativas, devem ser respeitadas, em nome da livre circulação e para proteger o mercado único.

Considerando que é fundamental garantir que as ‘vias verdes’ para bens e serviços continuam a funcionar, que o mercado único está plenamente operacional, e que são aplicadas medidas proporcionadas nas fronteiras, a secretária de Estado saudou a iniciativa dos comissários da Justiça e dos Assuntos Internos de, em cartas enviadas para as 27 capitais, terem “lembrado” aos Estados-membros que todos acordaram uma abordagem comum e coordenada na gestão de qualquer tipo de restrição à liberdade de circulação, à qual devem tentar ser o mais fiéis possíveis.

“Estou satisfeita por os comissários [Didier] Reynders [da Justiça] e [Ylva] Johansson [dos Assuntos Internos] terem enviado cartas a todos os Estados-membros a recordar-lhes esta abordagem comum que foi acordada no que diz respeito à gestão das restrições à livre circulação, que deve ser feita de forma coordenada”, afirmou.

A secretária de Estado disse esperar que, na videoconferência da próxima quinta-feira do Conselho Europeu, os líderes possam debater esta matéria, e que todos efetivamente respeitem aquilo que é a recomendação do próprio Conselho.

“Claro que é uma recomendação, não é um documento vinculativo, pois cabe aos Estados-membros decidir, é verdade, mas seria muito importante se todos pudéssemos seguir o máximo possível a recomendação que todos adotámos e evitar aplicar medidas ainda mais estritas fora do âmbito da recomendação, designadamente proibições na entrada e saída de países”, sublinhou.

Ana Paula Zacarias admitiu que “esta não é uma questão fácil”, pois a pandemia está em constante mutação, pelo que “há reações imediatas de países, e às vezes até mesmo de regiões, a tentarem proteger-se”.

“É compreensível, mas, ao mesmo tempo, devemos trabalhar em soluções comuns para encontrar respostas comuns”, comentou.

Depois das cartas enviadas na semana passada a todos os Estados-membros, a Comissão Europeia enviou esta semana novas missivas a seis países a pedir explicações sobre as restrições na liberdade de circulação, dando-lhes 10 dias para responderem, informou hoje o executivo comunitário.

“A Comissão enviou cartas específicas acerca das nossas preocupações a seis Estados-membros - Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria e Suécia – que estão atualmente a aplicar medidas mais estritas do que as recomendadas, em particular na proibição de entradas e saídas do país”, informou o porta-voz do executivo comunitário com a pasta da Justiça, Igualdade e Estado de Direito, Christian Wigand.

O porta-voz frisou que, na missiva, a Comissão destaca a “necessidade” de garantir que as “restrições à liberdade de movimento” são “proporcionais” e não “discriminatórias” e insta os países a “alinharem as suas disposições mais de perto com as recomendações do Conselho”, acordadas entre o conjunto dos Estados-membros da UE, e, mais genericamente, “com as regras da UE no que se refere à liberdade de movimentos”.

O executivo dá dez dias aos Estados-membros para responderem à carta e “a Comissão está a seguir de perto os passos dados pelos Estados-membros de maneira contínua”, apontou o porta-voz.

Nas últimas semanas, vários Estados-membros têm restringindo as entradas e saídas do seu território.

A Bélgica, por exemplo, proíbe desde 27 de janeiro todas as viagens não essenciais para dentro e fora do país, uma medida que está previsto que se mantenha em vigor até dia 01 de abril, enquanto a Alemanha também introduziu controlos na sua fronteira com a República Checa e com a região austríaca de Tirol para limitar a propagação de novas variantes da covid-19.

Esta será uma das questões na agenda da videoconferência de chefes de Estado e de Governo da UE da próxima quinta-feira consagrada à resposta europeia à pandemia.

Os líderes voltarão a reunir-se virtualmente no dia seguinte, sexta-feira, mas para debater questões de política de segurança e defesa, tendo também hoje o Conselho de Assuntos Gerais preparado essa discussão, em torno da qual Zacarias disse ter observado “grande convergência”.

Luso.eu - Jornal das comunidades
Redacção
Author: RedacçãoEmail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos



Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 611 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas