March 29, 2024

IMPORTANTE: COMEÇAR BEM

Mar 26, 2024 Hits:198 Opinião

SECÇÃO DO PSD-BRUXELAS …

Mar 18, 2024 Hits:1044 Opinião

Chega Triunfa no Algarve:…

Mar 12, 2024 Hits:2292 Opinião

Mulher, a seiva da vida

Mar 05, 2024 Hits:252 Crónicas

Delenda Moscua

Mar 04, 2024 Hits:267 Opinião

PROMESSAS ELEITORAIS

Mar 01, 2024 Hits:387 Opinião

CANDIDATOS DO PS NA FEIRA…

Feb 29, 2024 Hits:1260 Opinião

UE/Presidência: UE precisa de acordo com o Mercosul por razões geopolíticas – Costa (Fotos)



Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor!


(Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que o acordo com o Mercosul é um acordo “pela geopolítica da Europa” e servirá para garantir que o Atlântico não perde a “importância que tem”.

“O debate sobre o Mercosul não é em primeiro lugar um debate económico. Claro que todos sabemos que é o mais importante acordo económico que a Europa pode celebrar. Mas é, em primeiro lugar, um acordo pela geopolítica da Europa porque neste novo mundo global, o Atlântico não pode perder a importância que tem, deixando a nova centralização do mundo incidir no Indo-Pacífico”, referiu o primeiro-ministro.

António Costa falava durante um debate no Parlamento Europeu (PE), onde apresentou as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) aos eurodeputados.

Na sua intervenção final, o primeiro-ministro frisou que a Europa precisa de “ter uma presença externa mais forte” para se tornar “verdadeiramente” num “agente global”, o que não acontecerá se recusar negociar com outros parceiros.

“Nós não seremos um agente global nem criando muros para evitar migrações, nem fechando as portas às relações comerciais que temos de abrir com todas as outras economias do mundo”, sublinhou.

Nesse âmbito, e sublinhando que “não ignora” a importância da região do Indo-Pacífico – como testemunha o facto de Portugal ter “colocado como prioridade” da presidência a “realização da cimeira com a Índia” - o chefe do executivo destacou que “o Atlântico continua a ser o espaço” da Europa.

“O Atlântico continua a ser o nosso espaço e apesar do Reino Unido ter saído, temos de ter com o Reino Unido relações de grande proximidade, é por isso que temos de encarar com esperança esta nova relação com o Presidente Biden, é por isso que temos de celebrar o ELA Link ligando fisicamente por cabo a Europa à América Latina como um elemento da maior importância, mas é por isso, também, que precisamos de um acordo com o Mercosul”, referiu António Costa.

O primeiro-ministro português referiu assim que aguarda “as conclusões dos estudos da Comissão sobre o impacto ambiental” do acordo com o Mercosul e sobre “os passos a dar” na sua negociação, mas defendeu também que “ninguém” pode querer “esconder na floresta da Amazónia o metano produzido pelo legado europeu”.

“Não, não podemos querer esconder na floresta da Amazónia aquilo que é verdadeiramente protecionismo de uma política agrícola que tem de ser ajustada com as prioridades da transição climática e dos valores ambientais. O objetivo ambiental tem de estar presente em todas as políticas europeias”, referiu António Costa.

O acordo comercial, alcançado em junho de 2019 entre a UE e os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), após duas décadas de negociações, deverá entrar em vigor ainda este ano, cabendo agora aos países europeus ratificá-lo, uma responsabilidade que o ministro dos Negócios Estrangeiros referiu, no passado dia 07 de janeiro, ser da presidência rotativa do Conselho da UE.

No entanto, tanto alguns Estados-membros como certos eurodeputados do PE mostram reservas relativamente à ratificação do acordo, por terem preocupações relativas à sua compatibilidade com o cumprimento do Acordo de Paris e com o impacto que terá para o aquecimento global.

FOTOS: Tony Da Silva / Lusa

DSC0415
DSC0609
DSC0623
DSC0634
DSC0748
DSC0843
DSC0848
DSC0857
DSC0859
DSC0866




Luso.eu | Jornal Notícias das Comunidades


A sua generosidade permite a publicação diária de notícias, artigos de opinião, crónicas e informação do interesse das comunidades portuguesas.


Partilhe o nosso conteúdo!

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

A nossa newsletter

Jornal das Comunidades

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

TEMOS NO SITE

We have 894 guests and no members online

 
 
 
0
Partilhas
0
Partilhas