Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

CORRELHÃ PREPARA APRESENTAÇÃO SIDRA DE MIRTILO

IDT-N°/ : 5872

Convide os seus amigos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 


Perde-se nos tempos a sua origem e consumo, e vários são os historiadores que referem a existência da Sidra nas civilizações grega, celta e egípcia.

Em Portugal, é no continente e Madeira que a bebida de maçã tem relevância, e no caso de Ponte de Lima desde o último quartel do século XIX que era taxada pelo município com baixo valor, como medida de protecção dum produto agrícola local.

Agora, a vez da novidade: Sidra de mirtilo, produzida na Correlhã, que em breve será publicamente apresentada numa sessão a agendar. No painel de provadores, entre os confirmados, o ex-eurodeputado da comissão de Segurança Alimentar, José Inácio Faria, (que regressou à função de Assessor Jurídico da Câmara de Lisboa); o jornalista do Comité Económico e Social em Bruxelas, António Fernandes, e o viticultor João Lima, também da Correlhã, que produz o Loureiro Vila Antiga, premiado com medalha de prata em 2017, no concurso da Feira do Vinho Verde.

Trata-se assim de mais uma proposta de produto regional, lançado pelo jovem viticultor correlhanense Vítor Rodrigues, que em 2016 fundou uma microempresa, no âmbito duma candidatura comparticipada pelo programa municipal Terra Incubadora.

A aposta foi numa bebida “sem aditivos e sem aromatizantes, uma produção caseira e do tipo artesanal”, afirmou o jovem empresário.

Este empreendedor é especialista no assunto, pois após concluir o bacharelato em engenharia agropecuária na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima / Instituto Politécnico de Viana do Castelo, frequentou Biotecnologia na Universidade Católica do Porto, numa especialização em enologia.

Tito Morais
Author: Tito Morais
Colaborador convidado
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor.
Textos deste autor:

RECOMENDADOS PARA SI

EU APOIO O Luso.eu

Últimos Tweets

Época de Furacões https://t.co/FIdfVkQbxq
FALECIMENTO DO PRIOR DE PAREDES DE COURA https://t.co/h1LVAYXRO6
Docente da Universidade de Coimbra nomeado para grupo de peritos da União Europeia no domínio da energia nuclear https://t.co/98YPw2YMBS
Follow Jornal das Comunidades on Twitter