Videos

Vídeos

Por estes dias, em Bruxelas, nas antigas casernas de Ixelles, hoje o espaço da See U, celebra-se a lusofonia. A exposição Tanto Mar, Tant de Mer fala da língua, de união, de pontes e travessias, de encontros e desencontros. No fundo, do que é ser humano. A música Tanto Mar de Chico Buarque, composta em 1978 e dedicada ao fim da ditadura em Portugal serve de mote à iniciativa.
A abertura da exposição aconteceu no dia 1 de julho e contou com a atuação da artista portuguesa Maria João Flôxo, que interpretou um poema de Aline Yasmin enquanto interagia com a obra têxtil, da também artista portuguesa, Sónia Aniceto.
No fundo, sentirmo-nos seguros. A exposição Tanto Mar, Tant de Mer, conta com a participação de 14 artistas oriundos de Portugal, Brasil, França e Bélgica, e ficará em exibição na capital europeia até ao dia 15 de julho.
Foi inaugurada, no passado dia 3 de Abril, uma exposição de pintura de 3 grandes artistas plásticos guineenses, com a curadoria de Luís Vicente, no PE com direito a um fabuloso momento de poesia da Yasmina, também ela uma filha da Guiné, que deixou várias pessoas com lágrimas nos olhos, afirma Joana Benzinho.
Amazónia: Documentário “EMPATE” projectado no Parlamento Europeu
Nesta terça-feira ao final da tarde, o Press Club de Bruxelas serviu mais uma vez como palco para apresentar inovações vindas de Portugal.
Numa converssa com Timothy Hagelstein
QUEM SOU EU NO MUNDO? Imigração e sentido de pertencimento O que é um estrangeiro?
Testemunhos de pessoas que viveram a experiência da imigração e o sentimento de pertencimento em uma sociedade para além de suas origens.
Praia, 21 nov (Lusa) – O comissário europeu Carlos Moedas anunciou hoje, na cidade da Praia, que os cientistas cabo-verdianos vão poder participar em programas de investigação da União Europeia (UE), normalmente definidos para os Estados-membros, cujo financiamento não tem, para já, qualquer limite.
© 2018 LUSA/Sandra Moutinho
É um dos maiores encontros de prova e venda de vinhos, com mais de cem diferentes castas! Em que participam cerca de 350 diferentes expositores vindos de todas as regiões do mundo. Prova, descoberta e aprendizagem sobre a infinidade de segredos que comporta o voluptuoso néctar. Organizam-se grupos de visita com guia, explicam-se as proveniências e forma de produção; alargam-se os conhecimentos sobre o vinho.
EnvolSave the Date!The New Portuguese Lifestyle Experience 08-11-2018 6-11PM
A WoWo Luso é um espaço onde às mulheres lusófonas na Bélgica, empreendedoras ou com idéia de projeto, conquistam a confiança no seu potencial.
Valores: visibilidade, partilha, ajuda mútua, transmissão de conhecimentos e credibilidade.
PORTUGAL E OS PORTUGUESES Bruxelas comemorou o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas


Realizou-se este dia 10 de maio, dia feriado na Bélgica o segundo convívio minhoto organizado pela associação Emaús de Bruxelas; em UCLE na IRSA. O evento contou com cerca de duas centenas de participantes e com a presença de 3 ranchos.
Daniel Bastos apresentou Terras de Monte Longo em BruxelasNo passado sábado (28 de abril), o historiador português Daniel Bastos apresentou o seu mais recente livro “Terras de Monte Longo” na capital da Europa.
A secção do PSD Bruxelas Bélgica festejou o 25 de Abril, Dia da Liberdade.A secção do PSD Bruxelas Bélgica organizou um jantar na place Flagey em Bruxelas para celebrar o 44 aniversário do 25 de Abril, Dia da Liberdade.
Pescado português representado na maior feira do setor na Europa
FESTA PORTUGUESA, COM CERTEZA! I Love Portugal - Gosto de Portugal
Realizou-se a primeira edição de uma grande manifestação popular; a festa com nomenclatura inglesa, mas que abarcou, com subtileza, a comunidade portuguesa na sua eminente diversidade. 
E quem não gosta de Portugal e das suas maravilhas? Na pequena e acolhedora Praça de Sainte-Croix em Ixelles, local privilegiado e do agrado lusitano, cumpriu-se Portugal, através da gastronomia, do artesanato, da literatura, da música e do bom ambiente tipicamente português.
A Casa do Belenenses de Bruxelas é uma ASBL criada em 1994 , e no próximo,mês de Maio fará 24 anos. A Associação  é a filial numero 34 do Clube de Futebol os Belenenses,  No passado  a Casa do Belenenses de Bruxelas teve  um papel muito proativo  com as actividades que porpocionou designadamente  no campo Desportivo, Cultural, Social e Recreativo.
Com o decorrer dos anos , fruto da crise que a grande maioria  das Associações  enfrentou , devido à falta de interesse por parte das pessoas em pertencerem aos corpos directivos o Belenenses conseguiu  ultrapassar  esta situação  graças à pessoa do atual Presidente Filipe Guedes , que desenvolveu um excelente trabalho e catapultou novamente o clube.{loadmodule mod_jxtc_html,PubGoogle_Texto} 
Na Bélgica há um portal de notícias que leva um bocadinho de nós emigrantes até Portugal e nos mantém ligados ao nosso país. Eu e o Tony Da Silva falamos um bocadinho sobre este grande projecto na Hora dos Portugueses na RTP.{loadmodule mod_jxtc_html,PubGoogle_Texto} 
Apresentação Oficial do Jornal Luso.euLuso Productions e LP-PCL Promotion de la Culture Lusophone-ASBL O salão da Maison de Quartier Malibran, em 1050 Bruxelles, foi o local escolhido para apresentar oficialmente o Jornal Luso.eu que inclui a LusoProductions e a LP-PCL-asbl. Com a presença das entidades oficiais e do corpo diplomático, assim como de outros convidados do movimento associativo, do Parlamento europeu, dos empresários na Bélgica e outros, bastantes elementos representativos da sociedade civil. Num ambiente e cenário condizentes deu-se início à sessão de apresentação, moderada por Joaquim Pinto da Silva.{loadmodule mod_jxtc_html,PubGoogle_Texto}
Obrigado Professor!
Carlos Moedas
 
Bruno JoosdeterBeerst
 
Pedro Rupio
 
Marlisa Sounds
 
Dominique Dufourny
Permitem de vos dizer como estou contente(feliz) de poder exprimir enquanto bourgmestre d'Ixelles.Nesta ocasião das festas de fim de ano.Como vocês sabem temos cerca de dois mil portugueses na nossa bela comunidade d'Ixelles, quarta comunidade que participa plenamente na vida activa da nossa camera.Então como para os outros cidadãos, desejo que os portugueses vivem de uma maneira serena , feliz em Ixelles e desejam ficar o mais tempo possível.Nesta véspera de festa desejo a todas e todos , aos mais próximos e família um bom ano, próspero e feliz ano 2018 cheio de riqueza e sucesso.µ
 
Charles Picqué
Votos de bom ano.Bom Ano a esta comunidade portuguesa, muito presente em Bruxelas e que contribui com a sua força do trabalho. Todos os Portugueses que animam os nossos bairros, que estão por aí misturados e bem integrados! Estes portugueses são para nós vizinhos e amigos.Tenho vontade de vos dizer, amigos portugueses, que deveis sentir orgulho da vossa história e cultura, nem sempre conhecida. É muito bom falar de vocês, do vosso poder económico, grande nação. Uma comunidade portuguesa bem implantada na capital da Europa, somos europeus, sois nossos vizinhos, sois amigos, repito.Desejo-vos muitas felicidades para 2018 a vocês e vossas famílias e a Portugal em geral, prosperidade para o vosso país. Bom Natal
{loadmodule mod_jxtc_html,PubGoogle_Texto}
Manuel Meireles
 
Tânia Barbosa
 
Artur Silva
 
Brincadeira
 
Maria Manuel Branco
 
João Gois
 
Fernando Ruas
 
Carlos Neves
Gerente da Eurobatime
 
Carlos Rocha
 
Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. em Bruxelas
 
Nuno Melo
 
Miguel Viegas
 
Marisa Matias
 
José Manuel Fernandes
 
Cláudia Monteiro de Aguiar
 
António Paula Soares
CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal
 

Últimos Tweets

Marcelo afirma que são os representantes dos portugueses quem decide destinos do país https://t.co/okfapB439Z
Projeto liderado pela Universidade de Coimbra revela eficácia de Drones “low-cost” no combate ao lixo marinho https://t.co/Kv9c8YHTZL
Intermitências da Pandemia – o “novo normal” https://t.co/RRnfQalmYl
Follow Jornal das Comunidades on Twitter