Parceiros

(Tempo de leitura: 2 - 3 minutos)


Teve lugar na passada sexta-feira o lançamento do videoclip ELA a cargo da jovem luso-descendente Eugenia Correia.

A sala Sergi Mas do centro cultural de Sant Julià de Lòria, no Principado de Andorra, acolheu mais de meio centenar de pessoas que quiseram acompanhar a jovem luso-andorrana no lançamento do seu primeiro trabalho audiovisual e contou também com os familiares da cantora assim como de Maria Teresa Areny e Eva Ramos Casadevall, vereadoras de Cultura e de Social do Comú (Câmara Municipal de Sant Julià de Lòria, respetivamente.

O videoclip ELA é o resultado do seu primeiro single com o mesmo título lançado no mês de outubro de 2023 nas redes sociais. Conforme refere “esta canção é uma expressão do que levo dentro, do que sinto” imersa nessa dualidade de ter nascido em Andorra influenciada pela música de Judit Neddermann e da Rita Payés, mas muito vinculada às raízes dos seus pais e avós e à música de Ana Moura, Salvador sobral e António Azambujo, entre outros. Integrada na cultura andorrana tem muito presente a cultura popular portuguesa, com marcante alusão ao fado que adora.

A letra de canção ELA é também um reflexo da jovem cantora, “mais intimista graças ao piano que me dá uma força muito presente” mas também apoiada na voz cálida e doce desta canção.

Com apenas 9 anos Eugenia Correia frequentou a escolinha de música de Sant Julià de Lòria com o piano como iniciação, mas desenvolveu também talento na viola e na concertina incorporando posteriormente a voz nas suas apresentações publicas.

 Mas faceta da jovem Eugénia ficou especialmente conhecida durante a pandemia ao sair diariamente durante o confinamento à varanda de sua casa e oferecer concertos de música ao piano e concertina. Esta solidariedade musical mereceu os maiores elogios e mostras de carino entre a sociedade andorrana. Atualmente, a Eugénia encontra-se a estudar .

A estreia do videoclip ELA é o projeto mais ambicioso da artista que narra a sua história pessoal e musical. Gravado nas paisagens idílicas da sua terra de nascimento, Sant Julià de Lòria, descreve as recordações das viagens de carro a Portugal para passar férias e implica no projeto o seu avô e a sua irmã.

A partir da próxima semana o trabalho audiovisual da jovem luso-andorrana poderá ser apreciado e partilhado nas redes sociais enquanto continua com o seu trabalho académico no “taller de músics” de Barcelona.

NOTÍCIAS RECENTES

Colunistas

Ambiente

Boletim informativo

FOTO DO MÊS