A Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa (CCBP) realizou hoje, em Bruxelas, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o seminário “Profissões liberais em português - mesma língua, diferentes desafios?”, que contou com oradores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal e Timor-Leste.
Nas palavras de Rui Faria da Cunha, Presidente da CCBP, “o evento pretendeu destacar, como em anteriores edições, o importante papel que a língua portuguesa tem na criação de redes de empresas e profissionais e na facilitação de negócios”.
O evento começou com um discurso do Diretor Geral do Conselho Europeu das Profissões Liberais (CEPLIS), Professor Theodoros Koutroubas, igualmente administrador da CCBP, que apresentou a instituição que dirige e traçou um panorama geral do setor das profissões na Europa. Seguiram-se as intervenções dos oradores, que começaram por apresentar as instituições que representam e o seu trabalho, seguindo-se uma descrição do setor das profissões liberais nos respetivos países, com referência aos principais desafios e oportunidades.
Entre as excelentes ideias e iniciativas debatidas no evento, o destaque vai para a intervenção do Presidente da Associação Nacional dos Profissionais Liberais de Portugal, Orlando Monteiro da Silva, que propôs a criação de uma associação de profissionais liberais de língua portuguesa, a qual colheu a aceitação de todos os presentes e o apoio da CCBP e do CEPLIS.
O evento contou com o apoio da Embaixada de Portugal na Bélgica e o patrocínio da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Sobre a Câmara de Comércio Belga Portuguesa (CCBP): fundada em 18 de junho de 1938, em Bruxelas, por 5 empresários belgas e portugueses, a CCBP é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o desenvolvimento das relações comerciais e de amizade entre Portugal e a Bélgica. Membro da Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas e localizada, a CCBP tem igualmente como objetivo promover Portugal no seio de organizações internacionais sediadas em Bruxelas, em particular as instituições da União Europeia.