No dia 21 de julho, a Bélgica celebra o seu Dia Nacional com desfiles, animações gratuitas, concertos e um espetáculo de fogo de artifício em Bruxelas. Descubra o programa.
Na próxima segunda-feira, 21 de julho, a Bélgica celebra o seu Dia Nacional, e Bruxelas prepara-se, mais uma vez, para acolher uma vasta programação festiva. Entre as atrações, destacam-se a tradicional “Fête au Parc”, o desfile militar e civil, além de concertos e um grandioso espetáculo de fogo de artifício no Parque do Cinquentenário.
As festividades são organizadas pelo Serviço Público Federal do Interior, Defesa, Chancelaria do Primeiro-Ministroe o Syndicat d’Initiative-Bruxelles Promotion, com o objetivo de transformar este dia num grande momento popular e inclusivo, onde todos os cidadãos possam celebrar juntos, no coração da capital.
A data é também uma ocasião para homenagear todos aqueles que trabalham diariamente pela segurança do país, muitas vezes longe dos holofotes: militares, polícias, bombeiros, agentes da proteção civil e socorristas.
Atividades durante o dia
Das 10h às 20h, uma programação gratuita para todas as idades toma conta do centro da cidade, com destaque para:
-
Village Sécurité do SPF Interior na Praça Grand Sablon
-
Village de la Police na Praça Poelaert
-
Village de la Défense na Praça da Rainha
-
Desfiles de grupos folclóricos na Rua de la Régence
-
Visitas a instituições e museus públicos
A “Fête au Parc” estende-se desde o Palácio da Justiça até ao Parlamento, passando pela Rua de la Régence e o Parque Real, sob a coordenação do Syndicat d’Initiative-Bruxelles Promotion.
Desfile Militar e Civil
O tradicional desfile militar e civil acontece entre 16h00 e 17h40, na Place des Palais, com destaque para dois marcos importantes:
-
50 anos da presença de mulheres nas Forças Armadas
-
80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial
Será também apresentado o GRIFFON, novo veículo da Força Terrestre. No setor civil, comemoram-se os 30 anos da célula de pessoas desaparecidas e os 10 anos das zonas de socorro, que reforçaram a rapidez e eficácia dos serviços de emergência.
Este ano, devido às obras na rotunda Schuman, o percurso não passará pela Rue de la Loi. Assim, não é necessário dirigir-se a essa zona para assistir ao evento.
Para quem deseja acompanhar o desfile com mais conforto, as autoridades recomendam instalar-se na Rue Royale, a partir do Boulevard du Jardin Botanique, onde geralmente há mais espaço disponível do que nas imediações da Place des Palais.
Acesso e mobilidade
Para aceder ao desfile, dê preferência aos transportes públicos. As estações de metro recomendadas são:
-
Botanique, Arts-Loi e Gare Centrale
-
A estação Parc estará encerrada durante todo o dia 21 de julho
Para aceder à “Fête au Parc”, a estação mais indicada é Louise, com entrada pela Place Poelaert.
Em caso de calor
Em caso de temperaturas elevadas, recomenda-se:
-
Levar água suficiente, especialmente se for assistir ao desfile
-
Hidratar-se regularmente
-
Usar proteção solar e chapéu
-
Prestar atenção especial a crianças pequenas e pessoas idosas
Encerramento com concerto e espetáculo multimédia
A partir das 21h00, o Parque do Cinquentenário acolhe o concerto de encerramento, com vários artistas belgas, seguido por um espetáculo de lasers, drones e fogo de artifício. O evento contará com a presença do casal real e será transmitido em direto pelas televisões nacionais.
Junte-se às comemorações no dia 21 de julho e celebre o Dia Nacional da Bélgica no coração de Bruxelas!