O evento decorre nas cidades da Praia e do Mindelo sob o lema "CEDEAO - Desafios e Perspetivas" com especialistas nacionais e estrangeiros.
O Presidente da República de Cabo Verde, defendeu na abertura do evento esta quinta-feira, 21, a necessidade de uma reforma profunda da CEDEAO.
“Uma governança multinível é essencial para alinhar as responsabilidades das organizações regionais, permitindo que a CEDEAO se concentre em promover o comércio, a infra-estrutura e a diversificação económica”. José Maria Neves também abordou os desafios geopolíticos e institucionais que ameaçam a estabilidade da CEDEAO.
O Chefe de estado cabo-verdiano realçou ainda a importância de Cabo Verde aprofundar a sua integração regional, maximizando os benefícios económicos e sociais previstos no tratado revisto, em relação aos Estados insulares, o que segundo Neves resolveria questões essenciais, como "a taxa comunitária, a tarifa exterior comum, a mobilidade, a moeda e o acesso a financiamentos comunitários".
A segunda Conferência Internacional de Economia, promovida pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, prossegue na Praia e no Mindelo.