Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
quinta-feira, 13 maio 2021

Deitar fora as urgências é urgente



Ao observar o céu negro e róseo pelas nuvens que dançam no horizonte esta noite, do alto do andar onde moro, penso nas muitas tarefas que me aguardam e na ordem de execução das mesmas pois todas me parecem urgentes e não há nada menos urgente…

 

Penso que observar o céu neste horário (e já passam das 23h) seja tão urgente quanto observá-lo logo cedo, ao amanhecer quando as cores vivas do dia abraçam os vôos dos pássaros que nos visitam todas as manhãs. E ouvi-los, tal como vê-los no horizonte límpido do novo dia é tão urgente quanto o cair da tarde e as cores ao fundo na selva de pedras que se desvela a minha frente do alto da Chácara Inglesa.

 

Na manhã seguinte, quero ler os trabalhos dos alunos, mas o e-mail da Manuela da Galícia urge ser respondido, tal como dos amigos do outro lado do globo; entretanto, os colegas me aguardam para a reunião em que decidiremos o que já está decidido – e é sempre urgente! Fico entre ler e responder os comentários da Manuela, ouvir o próximo link do youtube sugerido pelo querido Prof.Iyanaga, ler e pontuar os trabalhos dos alunos, seguir na organização dos eventos, ler os livros recém-chegados ou preparar as aulas da semana. Pois absolutamente tudo é urgente. Porém, mais urgente é falar com a mãe ao telefone e ter a certeza de que tudo está bem do outro lado da linha…

 

Urgente é, ao fim do dia, o marido e eu sairmos para ver como estão os cães abandonados, de quem, sempre que podemos, nos ocupamos! Mas soa mais urgente me inteirar de como se usa a mais nova plataforma para eventos e tentar distribuir as tarefas da pesquisa aos alunos que ficaram no projeto! Mais urgente é fingir ser um cão aos cães que encontramos e latir a eles ou fingir ser um gato verdadeiro e miar feito os que vemos pelas redondezas! E sair a caminhar pelas ruas do bairro, para ver se a ideia que o amigo Michael me pediu ao novo livro vem logo à mente. Mas, ainda mais urgente será falar com a sobrinha e saber como estão todos, mesmo que à distância. A palavra trocada é sempre um alento!


Urgente é trocar os sapatos ao chegar em casa; ao sair de casa, também. Urgente é cantarolar no banho bem desafinada(mente). É sair sem maquiagem e sem loção protetora. É correr colina abaixo sem se planejar e pensar longos minutos no amigo que partiu, em saudade. E, assim, não ter urgências. Deitá-las todas fora. Urgente é trocar as roupas rotas ou trocar as chiques pelas rotas pois, afinal, andamos todos confinados e posso ir a um encontro no zoom de pijamas por baixo e blusa rendada por cima. E andar de pijamas o dia todo. Urgente é pendurar o quadro de que se mais gosta no lugar menos inusitado da casa. E logo. Urgente é achar o melhor retrato com o amado e pendurá-lo no cômodo em que mais se habita. Urgente é gastar os bons sapatos, rasgar os tênis novos de tanto os usar, e pôr toalha chique na mesa com os pratos mais belos e os talheres de prata em plena terça-feira! Urgente é escrever a carta de afeto sem medo e enviá-la sem hesitação. Urgente é sorrir largamente, porque este tempo em que você, leitor, me acompanha, já não retorna e eu espero que estarmos juntos aqui não seja em vão! E possa ser urgente, em não o sendo! Pois, afinal, urgente é ser feliz. (A)pesar de tudo. E a minha palavra quase final a você, leitor, é que urgente é sentir o que se quer e escrever o que se pensa!

 

E agora, urgente é mandar essa palavra ao Tony, porque veio como pedido do amigo Paulo, cuja escrita e atitude sempre me in-s-piram. Pois urgente será ir ao trabalho na sequência, após uma manhã preguiçosa, contando a noite em estrelas…

Luso.eu - Jornal das comunidades
Gisele Wolkoff
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

TEMOS NO SITE

Temos 232 visitantes e 0 membros em linha

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS

Não existem eventos no calendário
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Fotografia

Se você viu, o seu cliente também verá!