Faça login na sua conta

Usuário *
Senha *
Lembre de mim

Crie a sua conta aqui!

Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Usuário *
Senha *
Verifique a senha *
Email *
Verificar e-mail *
Captcha *
Reload Captcha
quinta-feira, 27 janeiro 2022

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

60 anos depois… Suécia recorda António Feijó!



O luso.eu Jornal das comunidades é gratuito mas quero ajudar!

A Suécia vai recordar a partir da próxima semana, o poeta, gastrónomo e diplomata António Feijó (1859 – 1917), mercê de várias pesquisas, contactos e protocolos liderados pela embaixadora de Portugal em Estocolmo, Sara Martins, ex-Chefe de Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e Adjunto do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Conselheira de embaixada na REPER (Representação Permanente de Portugal) junto da União Europeia, Bruxelas.

A evocação insere-se nas comemorações dos 380 anos das relações diplomáticas do nosso país com a Escandinávia, estabelecidas pelo rei D. João IV. A escolha de aflorar o ilustre diplomata limiano foi da iniciativa da nossa representante no reino sueco, em colaboração com a Universidade da capital, Departamento de Estudos Clássicos – e Directora do Centro de Língua Portuguesa Camões. Vera Faias Fonseca de Carvalho,  Conselheira Cultural na nossa embaixada é Doutora em Estudos Visuais e do Género pela Universidade de Utrech, (Países Baixos), depois de concluir as Licenciaturas em Estudos Clássicos e de Latim e Português, na Faculdade de Letras de Lisboa.

Entre as actividades acordadas sobre António Feijó, salientamos uma exposição bio – bibliográfica, a apresentar em Estocolmo, Lisboa e possivelmente Ponte de Lima; para este certame foi solicitada modesta colaboração ao autor, designadamente livros e fotografias , cujas reproduções foram efectuadas por Rogério Lopes (Central), para além de outras imagens dos álbuns pessoais do diplomata, oferta de descendentes ao arquivo municipal e superiormente selecionadas pela sua directora, Cristiana Freitas.

Depois de meses de contactos com a nossa dedicada e quão empenha embaixadora na Suécia, resta-nos agradecer em nome pessoal e julgo dos Limianos, o interesse demonstrado por tão simpática e necessária recordação de Feijó no norte europeu. Acrescentamos, que o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, deslocou-se recentemente a Estocolmo para saber da homenagem ao saudoso diplomata português durante 26 anos nos reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia. O governante Augusto Santos Silva, assinou com a embaixadora Sara Martins, a Leitora de Português Vera Fonseca de Carvalho e dirigentes da Universidade de Estocolmo o alargamento do acordo com o Centro de Língua Portuguesa para “divulgar a língua e cultura de Camões “, como testemunha a ilustração desta notícia.

E, a fechar, registe-se: seis décadas depois do investigador setubalense do Instituto Ibero – Americano de Gotemburgo, João José Pereira da Silva Duarte (1918-2011) publicar o estudo António Feijó e a Suécia, a retoma do estudo e divulgação do autor da Ilha dos Amores naquele frígido território do planeta, regressa pela mão duma diplomata, 130 anos depois do seu antecessor, António Feijó,  iniciar funções (1891).




Luso.eu - Jornal das comunidades
Tito Morais
Author: Tito Morais
Para ver mais textos, por favor clique no nome do autor
Lista dos seus últimos textos

Adicionar o seu comentário aqui!

luso.eu Jornal Comunidades

TEMOS NO SITE

Temos 204 visitantes e 0 membros em linha

Não perca as promoções e novidades que reservamos para nossos fiéis assinantes.
O seu endereço de email é apenas utilizado para lhe enviar a nossa newsletter e informações sobre as nossas actividades. Você pode usar o link de cancelamento integrado em cada um de nossos e-mails a qualquer momento.

A SUA PUBLICIDADE AQUI?

EVENTOS ESTE MÊS