Parceiros

(Tempo de leitura: 1 - 2 minutos)


Vila Nova de Gaia, Porto, 16 set 2024 (Lusa) - A construção da nova ponte para a Linha Rubi do Metro do Porto, denominada Ferreirinha, vai obrigar ao corte da Rua do Cavaco, em Gaia, durante dois anos, para a instalação de um pilar, divulgou hoje a empresa.

"A partir da próxima quinta-feira, dia 19 de setembro, e pelo período estimado de dois anos, a circulação automóvel na rua do Cavaco, em Vila Nova de Gaia, ficará interrompida para permitir a construção de um dos principais pilares da nova Ponte D. Antónia Ferreira, 'a Ferreirinha'", pode ler-se num comunicado enviado hoje às redações pela Metro do Porto.

De acordo com a transportadora, "os automobilistas que queiram deslocar-se entre a zona da Arrábida e o cais do Cavaco terão, assim, que passar a usar as alternativas disponíveis e conforme a sinalização no local".

"Tanto os acessos às garagens por parte dos moradores como a circulação pedonal estão assegurados, salvo condicionamentos pontuais que serão comunicados sempre de forma prévia", completa a Metro do Porto.

Quanto à construção da ponte, atualmente "desenvolvem-se já trabalhos preparatórios com vista à sua construção, designadamente no que respeita à execução dos pilares onde a ponte vai assentar".

A nova ponte fará a ligação entre as estações Arrábida (Vila Nova de Gaia) e Campo Alegre (Porto) e faz parte da futura Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio), cuja construção já arrancou.

O valor global de investimento da Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio, incluindo nova ponte sobre o rio Douro) é de 435 milhões, um investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova travessia sobre o Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha, que será exclusivamente reservada ao metro e à circulação pedonal e de bicicletas.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.

A empreitada tem de estar concluída até ao final de 2026.

A nossa missão

EMBAIXADA DE PORTUGAL

Comunidades

12-Dez.-2024

Visita da Eurodeputada Marta Temido à Associação …

A Associação Emaús tem uma importância excepcional para a comunidade portuguesa que vive e trabalha em Bruxelas.

Boletim informativo

FOTO DO MÊS