Genebra, 9 de maio de 2025 – Em plena campanha para as legislativas, José Manuel Fernandes, atual Ministro da Agricultura e da Pesca e cabeça de lista da AD - Coligação PSD/CDS pelo círculo da emigração, reforçou esta sexta-feira o seu compromisso com a diáspora portuguesa durante uma visita institucional à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Suíça-Portugal, em Genebra.
A deslocação, integrada na sua agenda de campanha internacional, teve como objetivo estreitar os laços com a comunidade luso-descendente na Suíça e sublinhar a importância da diplomacia econômica para o futuro de Portugal. A visita decorreu por iniciativa da Dra. Paula Azevedo, cuja intervenção mereceu público reconhecimento por parte da instituição anfitriã.
Durante o encontro, foram apresentadas ao candidato e membro do Governo diversas ações concretas da Câmara no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e na criação de pontes comerciais entre Portugal e a Suíça.
Disse ao nosso jornal uma fonte da Câmara de Comércio Suíça-Portugal:
“Entre os projetos em curso e iniciativas destacadas, evidenciamos a organização de salões profissionais para promoção de empresas portuguesas em mercados internacionais; a realização de missões empresariais com vista à internacionalização; o acompanhamento de empresas suíças no processo de instalação em território português; e a promoção de eventos setoriais, como almoços-debate, provas de vinhos e azeites, entre outros momentos relevantes de networking estratégico.”
Em declarações durante a visita, José Manuel Fernandes sublinhou o papel estratégico da diáspora e o seu empenho em reforçar as políticas de apoio à internacionalização e à promoção dos produtos portugueses, caso seja eleito.
“A comunidade portuguesa na Suíça é um exemplo de integração e dinamismo. É com eles que queremos construir um Portugal mais forte, mais aberto ao mundo e com raízes firmes na sua identidade”, afirmou.
À Câmara de Comércio, reiterou o seu compromisso com o desenvolvimento das relações económicas bilaterais, assumindo-se como uma plataforma ativa de cooperação institucional, empresarial e culturalmente entre os dois países.
A presença de José Manuel Fernandes em Genebra reforça a importância da campanha junto das comunidades emigradas, numa altura em que o voto da diáspora assume um peso crescente na definição do futuro político de Portugal.